Plano de Governo de Camargo nas Eleições 2024: Foco na infraestrutura e sustentabilidade

O candidato à reeleição em Arujá, Camargo, lançou oficialmente seu plano de governo, segundo o candidato, suas propostas visam atender tanto às demandas urgentes quanto ao desenvolvimento sustentável a longo prazo. Entre os principais destaques estão investimentos em infraestrutura, saúde, educação, segurança e a expansão de programas de assistência social.
Ancorado em um Plano de Governo robusto e realista, e alinhado à proposta de um Governo de continuidade, Camargo elencou inúmeras obras e serviços a serem realizados em diversos setores da cidade, na qual ele disputa a reeleição à cadeira no Executivo Municipal neste próximo mandato. Luis Camargo, ou Dr. Camargo, como é conhecido, nasceu na Vila Maria, em São Paulo, em 1º de março de 1964, mudando-se para Arujá na adolescência, onde estabeleceu sua vida pessoal e profissional, trilhando uma carreira de sucesso.
Desde cedo, ele demonstrou determinação ao iniciar sua jornada profissional aos 11 anos de idade como entregador de jornais, conciliando o trabalho com os estudos. Aos 14 anos, começou a trabalhar como aprendiz em uma fábrica de móveis e, aos 16, ingressou na carreira bancária, revelando interesse e aptidão pelas áreas de Direito e Economia. Aos 23 anos, iniciou sua carreira como advogado, formando-se mestre em Direito Público pela Universidade Católica de Santos, pós-graduado em Direito Econômico-Penal pela Universidade de Coimbra e especialista em Direito Tributário pela PUC-SP. Camargo obteve grande reconhecimento no ramo, tendo sido presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Arujá e atuado também como consultor jurídico em várias Câmaras e Prefeituras da região.
Movido pela crença no poder de “transformar vidas”, Camargo candidatou-se a prefeito de Arujá pela primeira vez em 2016, conquistando o segundo lugar no pleito eleitoral. Apesar de não ter vencido a eleição naquela época, continuou seu compromisso com a mudança social, fundando o Instituto Vivarujá, que reconhece e promove a importância fundamental de preparar os jovens para o futuro, oferecendo aulas de Música para crianças e pré-adolescentes da cidade e proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento e expressão cultural.
Camargo persistiu no objetivo de contribuir para deixar um legado de superação da antiga Arujá e esperança para as futuras gerações, candidatando-se novamente. Em 2020, veio a vitória nas urnas. “Se existe uma outra maneira de melhorar a vida das pessoas, que não seja através da política, eu desconheço. E, uma vez na vida pública, devemos acordar, todos os dias, com o seguinte pensamento: ‘o que eu devo fazer hoje pelo meu semelhante?’ Porque se não for assim, não há propósito e nem sentido naquilo que fazemos”, observa Camargo.
Seu sucesso como gestor e envolvimento nas causas sociais, perpetuado por sua esposa, Clau Camargo, fez dele uma importante liderança regional no PSD, atraindo vários partidos para apoiar a chapa majoritária, com Rodolfo do PL como candidato a vice, totalizando 10 legendas. Camargo, no entanto, faz questão de frisar que, independente de siglas partidárias, o que importa é o bem e o progresso da cidade. Por isso, a escolha do nome da coligação foi “Meu Partido é Arujá”. “Muito já foi feito, mas o trabalho não pode parar, porque Arujá, finalmente, deixou de ser aquela cidade-dormitório para ser uma cidade que pulsa, vibra, que tem vida e que está agora, finalmente, no radar dos governos estadual e federal. E vem muito mais por aí!”, garante Camargo.

Confira a seguir o Plano de Governo de Camargo para 2025 – 2028:
Cidade sustentável e infraestrutura

  • Instalar energia solar fotovoltaica em prédios públicos e espaços municipais, promovendo não só a sustentabilidade energética, mas também o crescimento econômico local.
  • Lançamento da campanha educativa e programa de conscientização para a população sobre a importância da sustentabilidade energética e das fontes renováveis de energia, visando mudanças de comportamento e hábitos em direção a práticas mais sustentáveis.
  • Estudo de políticas tributárias favoráveis ao setor energético, incentivando investimentos em energia limpa e renovável e simplificar os processos burocráticos para favorecer implementação de energia limpa e sustentável.
  • Promover o desenvolvimento social e ambiental por meio do uso consciente de energia elétrica, tendo os espaços municipais como exemplo, evidenciando os benefícios econômicos decorrentes das economias alcançadas.

Crescimento econômico e desenvolvimento sustentável

  • Fortalecimento do Empreendedorismo Feminino, com a criação Espaço da Mulher de Negócios para apoiar e empoderar mulheres empreendedoras, oferecendo recursos, treinamentos e networking.
  • Apoio ao Microempreendedor com o lançamento de um Núcleo de Exposição Itinerante da Feira do Microempreendedor, visando ampliar as oportunidades de mercado para pequenos empresários.
  • Educação e Capacitação Profissional, com a ampliação de cursos, treinamentos e palestras para microempreendedores e empreendedores em geral, fortalecendo o empreendedorismo através da capacitação contínua.
  • Instituição do Fundo de Desenvolvimento Econômico e criação de uma Incubadora de Empresas, oferecendo suporte financeiro e técnico para startups e novos negócios.
  • Implementação de campanhas de marketing para fortalecer o comércio varejista, aumentando o apoio ao comércio local e incentivando o consumo dentro da comunidade.
  • Criação de um Centro de Eventos e de um Centro de Inovação Tecnológica, facilitando a realização de eventos de grande escala e fomentando a inovação e a tecnologia no ambiente empresarial.
  • Manutenção das parcerias com o “Sistema S” e ampliação do prédio do SENAI.

Saúde e bem-estar

  • Criação do Pró Mulher: Implementar o programa Pró Mulher, oferecendo atendimento especializado para mulheres, incluindo serviços como ginecologia, ultrassonografia, mamografia, colposcopia e exames de Papanicolau.
  • Entrega da nova UBS do Jardim Emília: Inaugurar a nova Unidade Básica de Saúde do Jardim Emília, ampliando o acesso a serviços de saúde primários para a comunidade local.
  • Entrega do CAPS II – Saúde Mental: Inaugurar o Centro de Atenção Psicossocial II, focado em saúde mental, para oferecer suporte especializado e contínuo.
  • Entrega do Hospital Geral Municipal de Arujá: Finalizar a construção do Hospital Geral Municipal de Arujá, proporcionando uma ampla gama de serviços médicos para a população.
  • Ampliação da Estratégia Saúde da Família: Expandir o programa Estratégia Saúde da Família, aumentando o número de equipes para melhorar o atendimento preventivo e contínuo nas comunidades.
  • Revitalização do Centro de Zoonoses e Ampliação dos Serviços Veterinários, que proporcionará a oferta de cuidados médicos adequados aos animais e prevenir a transmissão de zoonoses.

Assistência social e redução das desigualdades

  • Fortalecimento da Assistência aos Idosos e Jovens: Ampliar o Centro de Convivência do Idoso e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para incluir jovens acima de 18 anos.
  • Atualizar e expandir o Programa Renda Familiar Mínima e o Programa Emergencial ao Desemprego (Frente de Trabalho) para melhorar as condições e acessibilidade, focando na inclusão social e empregabilidade.
  • Construção de um Centro POP para atendimento à população em situação de rua.
  • Adotar serviços de acolhimento para mulheres vítimas de violência e serviços de Residência Inclusiva para pessoas com deficiência, em parceria com o CONDEMAT, melhorando a cobertura e a eficiência dos serviços.
  • Construção de uma Casa de Passagem ou Centro POP para atendimento à população em situação de rua.
  • Explorar parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC) para a gestão e ampliação de serviços em diferentes bairros, garantindo uma abordagem mais abrangente e inclusiva na prestação de serviços sociais.
  • Entrega do novo CRAS do Mirante, oferecendo programas de apoio e desenvolvimento para todas as famílias de Arujá, especialmente as mais vulneráveis.

Turismo sustentável

  • Implantação do Parque do Lago no bairro São Domingos, para promoção de lazer e a educação ambiental.
  • Implantação do Bosque da Nascente na nascente do Baquirivu, para promoção de lazer e a educação ambiental.
  • Desenvolvimento de um Mirante Turístico enriquecendo o turismo cultural e panorâmico.
  • Reforma e revitalização das Praças do Centenário e do Coreto, além da implantação de um monumento na Praça da Bíblia, para revitalizar áreas históricas e fomentar o turismo religioso e histórico.
  • Construção de uma pista de mountain bike, promovendo o turismo esportivo e a mobilidade sustentável.
  • Oficialização e promoção de rotas turísticas guiadas e gratuitas, abrangendo temáticas esportiva, religiosa, gastronômica, ecológica e histórica, diversificando a oferta turística e educacional.
  • Desenvolvimento Gastronômico e Cultural, por meio da promoção de festivais temáticos, celebrando as tradições culinárias locais e estimulando a economia.
  • Promoção de formação e capacitação profissional, por meio de oferta de novos cursos voltados para o setor turístico, através da escola de turismo, pioneira no Estado de São Paulo.

Planejamento urbano e desenvolvimento integrado

  • Estruturação e implantação de Geoprocessamento Municipal para fiscalização e análise territorial detalhada, e reforma das instalações da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU) para melhorar a estrutura física e elétrica.
  • Extensões de rede de água e esgoto e melhorias gerais de saneamento básico, com fundos da SABESP e FMSAI, garantindo serviços essenciais para saúde pública e sustentabilidade.
  • Implementação de ciclovias e revitalização de vias, criação de um anel viário para desvio de veículos pesados, e interligação das Rodovias Mogi Dutra e Presidente Dutra, aliviando o tráfego na região central e melhorando a mobilidade urbana.
  • Elaboração de cartilhas educativas sobre uso responsável de calçadas, água e esgoto, promovendo práticas sustentáveis entre os cidadãos.
  • Revisão e atualização das leis de Zoneamento, Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e Outorga Onerosa, além da intensificação da fiscalização de áreas irregulares e invadidas, assegurando o desenvolvimento urbano ordenado e seguro.

Habitação e políticas habitacionais

  • Implementação de programas de regularização fundiária para garantir a legalidade da posse de terras para residentes de áreas não regularizadas.
  • Programas específicos para a legitimação de lotes, focando em áreas onde os moradores já estabelecidos possam ter sua posse formalizada. Isso ajudará a integrar essas áreas ao tecido urbano formal, melhorando o planejamento e a prestação de serviços.
  • Desenvolvimento de projetos habitacionais em parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida, focados na construção de moradias populares.

Esportes

  • Instalação de uma piscina moderna no Mirante com acessibilidade para determinados grupos etários.
  • Ampliação do programa para incluir novas modalidades esportivas, aumentando a participação comunitária.
  • Modernização do Campo da Torre com novo gramado, iluminação para jogos noturnos e melhorias nas instalações de suporte.
  • Revitalização dos Ginásios Esportivos (Habib Tannuri, Mário Covas, Rincão): Reforma completa dos ginásios, incluindo atualizações de infraestrutura e equipamentos para treinamento e competições.
  • Desenvolvimento de um complexo esportivo que também servirá como nova sede da Secretaria de Esportes, promovendo programas integrados de esporte e lazer.
  • Atividade Física Específica para Gestantes: Implementação de programas de exercícios adaptados para gestantes, visando saúde e bem-estar durante a gravidez.
  • Realização das Olimpíadas estudantis, que será um evento anual destinado a incentivar a prática esportiva e o espírito competitivo saudável entre estudantes.

Cultura e desenvolvimento artístico

  • Continuar a valorização e o incentivo aos artistas locais através de desenvolvimento de programas de capacitação contínua, incluindo workshops e cursos gratuitos em diversas habilidades artísticas e empresariais, que serão instaladas na Escola 4.0. Ampliação dos editais e concursos culturais para fomentar a produção artística que celebre a identidade de Arujá, criando-se uma Incubadora e Aceleradora Cultural para esta finalidade.
  • Manutenção e reforma dos espaços culturais existentes e ampliação das oficinas culturais para incluir novas modalidades artísticas. Aumentar o número de espaços públicos disponíveis para apresentações e exposições, como os novos Parques Municipais, garantindo acessibilidade cultural em todos os bairros, por meio da criação do projeto Tenda Cultural.
  • Implementar o projeto “Arte e Natureza nas Escolas”, integrando programas de educação ambiental com atividades culturais para fomentar a conscientização e apreciação conjunta da cultura e do meio ambiente.
  • Construção de um Teatro Municipal para acomodar uma gama maior de apresentações culturais e criação de uma Orquestra Municipal, expandindo as opções culturais e educacionais disponíveis.
  • Introdução de iniciativas como um calendário itinerante para o Ônibus do Saber, aquisição de um novo Caminhão Palco para eventos ao ar livre, e a criação de um estúdio de áudio e vídeo para apoiar a produção de conteúdo local de qualidade.

Meio ambiente e sustentabilidade

  • Iluminação do Parque dos Ipês: Instalação de iluminação eficiente e sustentável no Parque dos Ipês para aumentar a segurança e prolongar seu uso pelas comunidades locais.
  • Iluminação do Parque Cidade Natureza: Instalação de iluminação eficiente e sustentável no Parque Cidade Natureza para aumentar a segurança e prolongar seu uso pelas comunidades locais.
  • Expansão e modernização do viveiro municipal para apoiar a biodiversidade e fornecer plantas para projetos de arborização urbana em Arujá.
  • Desenvolvimento de um plano abrangente de arborização para aumentar o verde nas áreas urbanas, melhorando a qualidade do ar e reduzindo o calor.
  • Revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos: Atualização do plano para melhorar a eficiência da coleta, reciclagem e gestão de resíduos, integrando tecnologias modernas e práticas sustentáveis.
  • Implementação de programas educacionais para sensibilizar a comunidade sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental.
  • Construção do Parque do Jardim Real, oferecendo um novo espaço de lazer e educação ambiental.
  • Entrega do PEV do Bairro do Mirante e PEV do Jardim Real, visando incentivar práticas responsáveis de descarte e reciclagem.

Educação para todos

  • Expansão de Vagas na Educação Infantil: Multiplicação das vagas de creche em período integral e abertura de novas creches descentralizadas para melhor acesso em diferentes regiões da cidade.
  • Ampliação do atendimento aos alunos com necessidades especiais através de novos centros municipais especializados, juntamente com a ampliação do prédio e consequente expansão das vagas de atendimento em psicologia e fonoaudiologia.
  • Educação em Período Integral: Aumento do número de vagas disponíveis para escolaridade em período integral, garantindo maior cobertura e apoio educacional prolongado.
  • Realização de adequações e melhorias nas unidades escolares existentes, incluindo a cobertura de quadras poliesportivas para promover atividades físicas em todas as condições climáticas.
  • Manutenção e ampliação de parcerias com entidades do terceiro setor, como a APAE, para oferecer ensino especializado e suporte adicional aos alunos que necessitam.
  • Promoção da compra de alimentos produzidos localmente para a merenda escolar, incentivando a agricultura familiar e garantindo refeições saudáveis e sustentáveis para os estudantes.
  • Construção de Escola Municipal no Parque Rodrigo Barreto, visando a ampliação de vagas aos estudantes municipais.
  • Continuidade dos Cursos de formação continuada aos professores da rede, qualificando ainda mais os profissionais da rede de ensino Municipal.

Segurança pública, mobilidade urbana e defesa civil

  • Ampliação e Fortalecimento da Guarda Civil Municipal (GCM): Expansão da base da GCM e formação de uma unidade ambiental especializada, aquisição de novas viaturas e ampliação do sistema de monitoramento eletrônico nos bairros para aumentar a segurança pública.
  • Elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Pública, visando estratégias integradas para melhoria contínua da segurança na cidade.
  • Educação e Melhorias no Trânsito com ampliação das iniciativas de educação de trânsito e reforço das operações de tráfego e implementação de melhorias significativas no trânsito da região central para otimizar a fluidez e a segurança viária.
  • Contratação de agentes adicionais e estabelecimento de uma sede para a Defesa Civil.
  • Implementação de monitoramento eletrônico remoto em áreas críticas para prevenção e resposta rápida a emergências.
Compartilhar

Mais notícias

3ª Edição do Festival do Chocolate continua neste final de semana

Neste final de semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promove o tradicional Festival do Chocolate de […]

Arujá recebe show de Guilherme Arantes neste sábado

Com quase 50 anos de carreira, o cantor Guilherme Arantes se apresenta hoje (09), em Arujá. O show será na […]

Proquali e Campanha “Comprar em Arujá dá Sorte” impulsionam economia local

A Prefeitura de Arujá lançou na última terça-feira (29) o Proquali, o Programa Municipal de Qualificação Profissional, para acelerar a […]

Arujá celebrou mais uma edição do Casamento Comunitário

No último domingo (14), o Espaço Arufest, foi palco de uma cerimônia inesquecível: a 3ª edição do Casamento Comunitário de […]