
As jovens arujaenses Ana Maria Machado Evaristo dos Santos e Maria Luiza Machado Evaristo dos Santos, ambas de 19 anos, foram oficialmente nomeadas Embaixadoras dos Autistas em 2025, em uma cerimônia realizada no dia 7 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A homenagem foi concedida pela Associação das Primeiras-Damas, Prefeitas e Vice-Prefeitas do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Mulheres Solidárias, como reconhecimento à atuação das irmãs na defesa da inclusão, acessibilidade e visibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Diagnosticadas com autismo nível 3 de suporte ainda na primeira infância, Ana Maria e Maria Luiza enfrentaram desafios desde muito novas. Com acompanhamento multidisciplinar, ambas evoluíram para o nível 1 de suporte, conquistando independência, protagonismo e espaço na sociedade.
Ana Maria se destacou nacionalmente ao se tornar a primeira intérprete de Libras com autismo do Brasil, após se apaixonar pela Língua Brasileira de Sinais ao tentar se comunicar com uma colega surda na escola. O que começou como um gesto de empatia virou hiperfoco e, com dedicação e estudo, ela passou a atuar em eventos nacionais e internacionais, como palestras, congressos e até mesmo na Expedição TEAfrica, o maior evento sobre autismo de Angola.

Em 2024, Ana foi destaque como palestrante na ExpoTEA, considerado o maior evento sobre autismo do mundo, compartilhando sua trajetória e reforçando seu lema: “Lugar de autista é em todo lugar.”
As irmãs também vêm acumulando reconhecimentos por instituições acadêmicas e culturais. Ana Maria é membro da Confraria Sancristovense História e Memória de Sergipe e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba (CE), e já foi homenageada por entidades como a ACLASP, ABLAGUAM e ABRASCI. Sua formação inclui graduação, especialização e pós-graduação na área de tradução e interpretação em Libras.
A nomeação das duas irmãs como Embaixadoras dos Autistas inspira toda uma geração a lutar por respeito, reconhecimento e igualdade de oportunidades.