Arujá inaugura sede da Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial

A Prefeitura de Arujá inaugurou, nesta quarta-feira (11), a nova sede da Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência (PCD) e Igualdade Racial, criadas com o objetivo de consolidar Políticas Públicas voltadas à equidade, inclusão e acessibilidade no município. O espaço está localizado no 1º andar do prédio da Rua Prudente de Morais, 280, no Centro.
Projetado para garantir autonomia e atendimento humanizado, o ambiente reúne salas independentes para cada segmento, com área administrativa, recepção, sala de reuniões, banheiros adaptados e acessos com rampas. Os ambientes são sinalizados com placas em braile e o local conta com estacionamento reservado para pessoas com deficiência.
“É um espaço totalmente acessível, de modo que a gente possa ter uma participação mais ativa na vida da comunidade”, afirmou o prefeito Dr Luis Camargo. “Fico feliz, porque nós estamos juntos cuidando das pessoas”, complementou.
Desde o início de 2025, mesmo antes da instalação do novo espaço, as três Diretorias, vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, já vinham atuando de forma articulada, com ações intersetoriais voltadas à inclusão, como eventos de formação, rodas de conversa, campanhas de conscientização, participação em conferências e iniciativas culturais. Agora, com a estrutura física consolidada, o trabalho ganha fôlego e visibilidade.
“É um marco para o município. Essas demandas já vinham sendo trabalhadas de forma diluída dentro das pastas e, agora, focalizando em um único espaço, isso é um ganho para todos”, disse Juliana Daniel, secretária municipal de Assistência Social.
À frente da Diretoria da Mulher, Ana Poli destacou a importância de garantir direitos como forma de prevenir e combater a violência contra as mulheres.
Já Hadassa Machado, diretora da Pessoa com Deficiência, ressaltou os avanços do município ao reconhecer a importância do cuidar de todas as pessoas, lembrando da estrutura acessível instalada no Arujá Fest 2025.
Para Lúcia Ribeiro, diretora de Igualdade Racial, a criação do espaço demonstra o respeito às diversidades e o compromisso da administração com ações concretas também ao enfrentamento do racismo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades municipais, lideranças comunitárias, representantes das Secretarias da Prefeitura, dos conselhos de direitos do município e de vereadores. O novo equipamento passa a ser um eixo central para o planejamento, execução e acompanhamento de Políticas Públicas voltadas à inclusão e à promoção da cidadania em Arujá.

Compartilhar

Mais notícias

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo para unidades EAD no Brasil

Com apenas três meses de inaugurado, o Polo da Anhembi Morumbi, em Arujá, já é destaque entre as demais unidades […]

Arujá realiza ação em prol da semana de conscientização da violência contra a pessoa idosa e a prevenção de quedas

Na manhã ontem (24), o Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizou um dia de atividades destinadas à conscientização sobre a […]

Casa Rosa e Azul: idealizado por Maiolino, espaço já atendeu a mais de 70 pessoas com câncer

Em menos de dois meses desde a sua inauguração, a Casa Rosa e Azul, um espaço dedicado ao acolhimento de […]

Vereadores Mirins farão primeira visita à Câmara na segunda-feira (27)

Os 15 alunos eleitos como Vereadores e Vereadoras Mirins em suas unidades de ensino farão uma visita à Câmara Municipal […]