
Arujá se destacou na região do Alto Tietê como um dos municípios a registrar altos índices de alfabetização em crianças de até sete anos, um valor acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC). Com 60,67%, o município mostra uma expressiva melhoria na alfabetização das crianças da rede municipal de ensino, de acordo com os dados divulgados em julho deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Esse resultado faz parte do Índice de Criança Alfabetizada (ICA) 2024, onde calcula o percentual dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de todo o país. Em 2023, a cidade apresentou 50,9% de alunos alfabetizados. Já em 2024, subiu para 60,67%, colocando Arujá acima da meta nacional para 2024 e 2025, que eram – respectivamente – de 55,66%, e 60,39%.
Para o secretário municipal de Educação, Aldo Botana, “superar as metas nacionais é a prova de que estamos no caminho certo. Cada ponto conquistado significa mais crianças lendo, escrevendo e construindo um futuro melhor. Esse é o resultado de um esforço coletivo que envolve professores, equipes escolares, famílias e toda a comunidade educativa”.
É de suma importância acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem nos primeiros anos escolares e a Prefeitura de Arujá utiliza estratégias como formações continuadas, acompanhamento pedagógico sistemático, investimentos em materiais didáticos e valorização dos profissionais da educação, para avaliar a qualidade do sistema e realizar melhorias contínuas.