Câmara aprova reforço para orçamento e criação da Semana da Arte e Cultura

O Plenário ainda tratou de assuntos relacionados à gestão administrativa e prestou homenagens a líderes da comunidade

A Câmara Municipal de Arujá realizou, na segunda-feira (13/10), a 33ª Sessão Ordinária e, na sequência, a 24ª Sessão Extraordinária. Nas duas sessões, o Plenário tratou de temas relacionados ao funcionalismo público, à cultura, à atuação voluntária e solidária de lideranças, além da aprovação de crédito adicional para reforço do orçamento da cidade.
Foram autorizados pela Casa Legislativa, por meio dos PL 35/2025 e PL 36/2025, a inclusão de mais de R$ 1,8 milhão de recursos oriundos de emenda parlamentar federal para execução de obras, como a construção da primeira fase de uma nova ciclovia e o recapeamento da avenida Dutra, no Jardim Emília, e a realização de melhorias na área de esportes.

Projetos
Na Ordem do Dia, o Plenário aprovou a criação da Semana Municipal da Arte e Cultura, proposta pelo vereador Caio Mãos Solidárias (União), que passa a integrar o calendário oficial de eventos da cidade, uma iniciativa que visa valorizar artistas locais e incentivar novas ações culturais. Também foi discutida e aprovada a criação da Semana de Conscientização e Combate à Erotização Infantil e à Sexualização Precoce, de autoria do vereador Tiago Ursão (MDB).
Em outra frente, os vereadores aprovaram projeto do Executivo que atualiza a descrição do cargo de professor de Educação Física da rede municipal de ensino, adequando a função às novas demandas da área educacional.

Moções
No campo das homenagens, foi apresentada a Moção nº 95/2025, de autoria do vereador Reynaldinho (PSD), manifestando pesar pelo falecimento do senhor João Roberto Cardoso. Também foi aprovada a Moção nº 92/2025, proposta pelo vereador Pastor Moisés Chocolate (União), em reconhecimento ao trabalho social e espiritual do pastor José Maria Abelha junto à comunidade arujaense.

Outras proposituras
Os vereadores ainda encaminharam 16 indicações ao Executivo, solicitando ações de zeladoria e infraestrutura, como poda e remoção de árvores, substituição de pontos de ônibus, melhorias na iluminação pública, sinalização viária e limpeza de vias em diversos bairros da cidade. Foram debatidos e aprovados também cinco requerimentos pedindo informações sobre pavimentação, sinalização e organização do trânsito.

Compartilhar

Mais notícias

Câmara de Arujá reúne escolas para discutir projeto educativo sobre violência doméstica

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Arujá realizou, nesta quinta-feira (24/07), uma reunião com representantes das escolas […]

LDO 2024 entra para leitura na sessão da próxima segunda

O projeto de Lei nº 123/2023, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, foi incluído para leitura […]

Projeto Acolher: Arujá intensifica acolhimento para pessoas em situação de rua durante o inverno

Com a chegada de mais um inverno, a cidade de Arujá intensifica seus esforços no acolhimento das pessoas em situação […]

Sucesso de público: evento de prevenção ao câncer de mama lota prédio da Câmara

Evento realizado na noite da última quarta-feira (26) pelo vereador Paulinho Maiolino (PSD) reuniu 169 mulheres no Plenário da Câmara […]