Entre as oito melhores, Itaquá é destaque no Prêmio de Alfabetização Responsável 2025

Cerimônia premiou cidades que tiveram evolução nos indicadores de aprendizagem entre 2023 e 2024

Em reconhecimento ao avanço na educação, Itaquaquecetuba se destacou como uma das cidades que mais avançaram na alfabetização de crianças na idade certa no estado. O município ficou entre as oito que se destacaram no Prêmio de Alfabetização Responsável (PAR) 2025, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
Essa é a terceira edição do PAR, que tem como premissa valorizar os municípios que demonstraram evolução significativa nos indicadores de aprendizagem entre 2023 e 2024. Itaquá foi selecionada por seu compromisso com a educação, resultado de investimentos em formação de professores, acompanhamento pedagógico e ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo e contou com a presença do vice-prefeito de Itaquá, Rogério Tarento, da secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, e Fernanda Santos, do Núcleo Pedagógico, além de autoridades, gestores e educadores de todo o estado.
Para a secretária da pasta, a conquista é motivo de orgulho, visto que a alfabetização é a base para toda a trajetória escolar. “Cada professor, cada gestor, cada ação pensada contribui para que nossos estudantes aprendam a ler e escrever no tempo certo. Alfabetizar na idade certa é garantir que nenhuma criança fique para trás.”
“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao priorizar políticas públicas que realmente transformam a vida das pessoas. O avanço na alfabetização é resultado de trabalho integrado entre escola, família e gestão. Quando investimos na base, garantimos oportunidades reais para o futuro das nossas crianças”, destacou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
“Estar entre as cidades que mais avançaram na alfabetização reforça nosso compromisso com uma educação de qualidade. Esse prêmio é fruto de dedicação, planejamento e do empenho diário de nossos educadores. Seguiremos investindo para que cada criança tenha acesso ao aprendizado no tempo certo e às ferramentas necessárias para construir um futuro melhor”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Compartilhar

Mais notícias

Capacitação: Educadores físicos participam de programa Paralímpico

Os educadores físicos de Arujá participaram, de 28 de novembro a 1 de dezembro, do Curso de Capacitação Técnica Paralímpica, […]

Empreendedores de Arujá terão oportunidade única com palestra sobre o Empretec

No próximo dia 3 de junho, Arujá recebe uma importante iniciativa voltada ao desenvolvimento do espírito empreendedor: a palestra de […]

Paróquia Santo Expedito realiza exposição de presépios em Arujá

Teve início no último dia 08 de dezembro a primeira exposição de presépios em Arujá. A mostra está na Paróquia […]

Procon Arujá comemora 3 anos com mais de 12 mil atendimentos desde a sua inauguração

Neste mês, o Procon Arujá celebrou três anos de atuação em defesa dos direitos dos consumidores. Em um período marcado […]