
Arujá institui oficialmente a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação e Prevenção. A atividade foi integrada ao Calendário de Festividades do Município e será realizada na 1ª semana de setembro.
O PL nº 182/2023, que deu origem à Lei Municipal nº 3586, publicada em 23 de junho no Diário Oficial da Prefeitura, é de iniciativa do vereador Paulinho Maiolino (PSD) e foi aprovado pela Casa Legislativa na 101ª Sessão Ordinária de 5/6.
Na justificativa ao projeto, o vereador pontuou que a intenção é “lançar luz à doença (a depressão), que é silenciosa e pode levar à morte”. A preocupação de Maiolino é, principalmente, com os casos envolvendo crianças e adolescentes.
“Precisamos garantir atendimento às pessoas e fazê-las perceber que a solução para esse problema não é acabar com a própria vida”, salientou.
A proposta prevê a realização de palestras e ações de divulgação sobre a depressão e a automutilação em meios de comunicação da Câmara e da Prefeitura. Entre os objetivos desse trabalho estão ainda o de superar o entendimento equivocado e preconceituoso sobre o assunto.