Camargo entrega ampliação da UBS do Barreto e anuncia UTI Neonatal na maternidade

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, segundo prefeito, será entregue nas próximas semanas

Durante a entrega da obra de ampliação e revitalização da Unidade de Saúde da Família “Dona Avelina Maria Rosa”, no Parque Rodrigo Barreto, na última quarta-feira (09), o prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), anunciou a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa. O novo equipamento, segundo Camargo, será entregue nas próximas semanas.

Reforço na saúde
Os cerca de 40 mil moradores do bairro mais populoso de Arujá ganharam um poderoso reforço na estrutura de saúde pública local. As novas instalações da UBS, que estão agora no espaço onde antes era a Secretaria Municipal de Saúde (atualmente sediada na Avenida João Manoel, em cima do supermercado Styllus), permitem incrementar em 50% a capacidade mensal de atendimentos, saindo dos atuais 6 mil para 9 mil, por conta da construção de 12 novas salas no complexo, chamado de UBS do Barreto, que passou a ter 33 salas.
“A entrega das obras da UBS Barreto garante um salto qualitativo no atendimento em saúde dos arujaenses deste bairro gigante da Cidade. Era um investimento esperado pelos moradores, que já dispõem de instalações amplas e modernas, exatamente como tem de ser”, afirmou o prefeito de Arujá, Luis Camargo, o Dr. Camargo, na entrega da reforma e ampliação da unidade.
O trabalho de reformas nas UBSs, aliado ao Programa Municipal “Arujá +Saúde Pra Você”, reúne uma série de obras e serviços voltados à expansão do sistema municipal de saúde e à promoção do bem-estar na Cidade.
A ampliação ocupou uma área aproximada de 250m², que dotou a USF de cinco novos consultórios médicos, salas de enfermagem, de eletrocardiograma, duas de coleta laboratorial e de vacina com geladeira e gerador próprio (para não haver perda de doses em caso de queda de energia), além de depósito de materiais, farmácia ampliada e sanitários com acessibilidade. Um elevador para pessoas com deficiência também já está instalado para garantir acessibilidade.
Toda a unidade passou por obras de revitalização, ganhando infraestrutura digna do complexo que concentra a maior quantidade de atendimentos de Atenção Primária à Saúde de Arujá. No ano passado, a USF realizou mais de 46 mil atendimentos. Além disso, a unidade recebeu a ampliação da farmácia, que atende cerca de 3,5 mil pessoas por mês. O setor passou a contar com medicamentos controlados. Antes da inovação, os moradores do Parque Rodrigo Barreto, Centro Residencial e arredores precisavam se deslocar até o Centro de Especialidades Médicas (CEM), na área central de Arujá, para obter a medicação de uso controlado. “Descentralizamos esse atendimento para que os pacientes tenham acesso fácil e sem despesa com transporte para pegar os remédios necessários ao seu tratamento”, pontuou o prefeito no evento que reuniu vereadores, secretários municipais, servidores e lideranças comunitárias.
Para a moradora do bairro Residencial, Edna Moreira Silva Souza, que esteve presente na entrega da USF do Barreto repaginada, a iniciativa veio a calhar. “Ficou uma maravilha. Ouvi o pessoal comentar que a farmácia para pegar medicamentos iria vir para cá e vim olhar se era isso mesmo. Faço uso de remédios para diabetes e pressão alta”, afirmou.
O Dispensário de Medicamentos da farmácia fica logo na entrada da parte nova da USF e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para retirada de medicamento é necessário cartão do SUS, receita original e cópia e comprovante de endereço.
Uma análise dos mais de 46 mil atendimentos prestados na USF do Parque Rodrigo Barreto em 2022 mostra que as três maiores demandas foram registradas para enfermagem, com 11.412 procedimentos, seguida por ginecologia e obstetrícia (8.888) e clínica médica (8.539).
O secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, detalhou os serviços prestados no complexo que também atende pacientes nas especialidades de Pediatria, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Estratégia de Saúde da Família e Odontologia (clínica geral, endodontia e odontopediatria).

Confira os números:

Atendimentos em 202246.122
Enfermagem11.412
Ginecologia e obstetrícia8.888
Clínica médica8.539
Médico da Estratégia de Saúde da Família5.496
Pediatria4.116
Psicologia2.625
Nutrição1.557
Odontologia – clínica geral3.092
Odontologia – odontopediatria154
Odontologia – endodontia38
Terapia ocupacional205
Compartilhar

Mais notícias

Arujá institui Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras Demências

Por iniciativa do vereador João Luiz (PSD), Arujá instituiu oficialmente o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer […]

Itaquaquecetuba zera feminicídios e amplia proteção às mulheres

Itaquaquecetuba, cidade com meio milhão de habitantes, alcançou um marco significativo na segurança pública ao não registrar nenhum caso de […]

Campanha do Fundo Social de Solidaredade de Arujá vai até 31 de agosto

O Fundo Social de Solidariedade de Arujá, presidido pela primeira-dama, Clau Camargo, já arrecadou mais de 20 mil peças de […]

Secretaria de Meio Ambiente inicia o Projeto Biodiversidade 2023

Dando continuidade em 2023 ao Projeto Biodiversidade, iniciado no ano passado e que visa incentivar a preservação de espécies de […]