Há pouco mais de um ano, o Espaço Gourmet, na Avenida Amazonas, tornou-se uma parada obrigatória no roteiro gastronômico de Arujá, com cerca de 20 quiosques e ampla variedade culinária. E na sessão ordinária da última segunda-feira (13), os vereadores homenagearam os comerciantes que contribuíram para tornar isso uma realidade com a aprovação da moção de parabenização nº 253/2024.
O autor da propositura é o vereador Jean da Padaria (PODE), que destacou o primeiro aniversário do espaço completo no dia 29 de abril. Segundo Jean, o Espaço Gourmet se transformou em ponto de encontro tradicional da família arujaense para alimentação, descontração e entretenimento.
O parlamentar exibiu um vídeo durante a sessão com imagens dos quiosques e de comerciantes que atuam no local. Os vereadores Reynaldinho (PSD), Pastor Samoel Maia (REP), Renan de Arujá (PODE) e Profª Cris do Barreto (PSD) também discursaram em Tribuna, enaltecendo a iniciativa de Jean.
Na sequência, foi a vez de os vereadores aprovarem a moção de aplausos pela realização da 1ª Edição do Concurso Miss e Mister 60+, organizado por Luiz Emídio e Prefeitura Municipal de Arujá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade.
A moção, de autoria da vereadora Profª Cris do Barreto, destacou os vencedores da noite, Vanilda da Mota Cardoso e Ângelo Dorini, coroados Miss e Mister 60+ de Arujá 2024, respectivamente. Eles representarão a cidade na etapa estadual do concurso, prevista para ocorrer em novembro deste ano, em São Paulo.
Além dos títulos principais, foram eleitos também os vencedores: Maria Nogueira de Lima e Arlindo Ferrari Filho, como Miss e Mister Elegância 60+ Arujá 2024, e Shirley Aparecida Cristal, Umbelino Neves de Brito e Antônio Vicente Teixeira, eleitos Miss e Misters Simpatia 60+ Arujá 2024.
Outra data que foi lembrada pelos parlamentares foi o aniversário de 10 anos da ETEC. Inaugurada em 12 e maio de 2014, a Escola Técnica Estadual – ETEC Professora Luzia Maria Machado do Centro Paula Souza – nasceu de uma parceria entre estado e município. Coube à Prefeitura a reforma e adequação do prédio, que conta com dois blocos. A moção, que recebeu apoio unânime dos vereadores, foi iniciativa de Abelzinho (PL), Luiz Fernando (PSD) e Profª Cris do Barreto.
Projetos de lei
Foram aprovados em 2ª votação e seguem para sanção do prefeito dois projetos do Executivo que previam a abertura de crédito adicional foram aprovados: o PL 165/2024, que abre R$727.027,30 em crédito especial por superávit financeiro; e o PL 166/2024, por excesso de arrecadação, que insere R$ 1 milhão no orçamento.
O Plenário ainda aprovou em 2ª votação o projeto de lei que prevê a semana de conscientização sobre as mudanças climáticas, de autoria do vereador Samoel Maia (Republicanos). O texto estabelece que, anualmente, na semana do dia 16 de março, seja promovida a conscientização sobre as mudanças climáticas e suas possíveis consequências locais, além de estimular a sociedade à prática de ações que reduzam os impactos climáticos através de palestras, seminários e outros eventos.
Também em 2ª votação, foi aprovado o projeto do vereador João Luiz (PSD) que prevê a denominação de Joaquim Fonseca de Magalhães à rua localizada entre as Avenidas Governador Mário Covas Junior e Adília Barbosa Neves, no Bairro Jordanópolis.
Na sessão, ainda foram aprovadas 30 indicações de melhorias na cidade e 11 requerimentos de informações endereçados ao prefeito.