Indignação: idosa afirma que cobrador de micro-ônibus se recusou a levar passageiros Sênior

Usuária frequente do transporte público intermunicipal, uma moradora de Arujá que pediu para não ser identificada, ficou indignada ao presenciar uma cena de descaso para com usuários do cartão Top Sênior. Ela contou para a reportagem que no último dia 07 de dezembro, o cobrador do micro-ônibus 3081, que faz a linha Armênia x Parque Rodrigo Barreto, do meio-dia, se recusou a pegar passageiros que fossem usuários deste cartão que concede gratuidade no transporte.
A moradora contou que ela chegou na porta do micro-ônibus e o cobrador logo informou que a máquina que faz a leitura do cartão estava com problemas e que só pagando para viajar. Nisso, chegaram mais duas senhoras que também passariam cartão e também foram impedidas de entrar, assim como mais um senhor. Foi então que elas seguiram para a parada do ônibus maior.
Conversando com as senhoras foi que a moradora ficou muito indignada com a situação. Ela descobriu que uma delas voltava de consulta médica e que, além de possuir o cartão Top Sênior, também tinha o benefício do Passe Livre, por conta dos problemas de saúde, mas, mesmo assim, elas não puderam embarcar no coletivo. Foi quando ela voltou para o micro-ônibus e questionou o cobrador sobre a cadeira reservada para idosos, que fica localizada na frente do coletivo. A moradora contou que neste momento o cobrador falou para ela sentar e ela não teve nem tempo de voltar para falar com as senhoras que ficaram aguardando o outro transporte. “Eu ainda argumentei sobre o Passe Livre e a condição financeira da senhora, mas não adiantou”.
Porém, a moradora contou que ficou observando o cobrador durante o percurso, até que, em outro ponto, uma pessoa adentrou pagando com cartão Top Sênior, momento em que ela foi questionar o ocorrido com o funcionário. “Eu fiquei muito indignada com toda essa situação. É um desrespeito sem tamanho contra nós idosos”, ressaltou a moradora.
Essa senhora que adentrou ao micro-ônibus já quase chegando em Arujá, desembarcou com a moradora e também ficou indignada com a situação toda relatada. Essa senhora, permitiu ainda que fosse fotografado seu cartão para comprovar que se tratava do Top Sênior.

O outro lado
Responsável por fiscalizar e regulamentar o transporte em cinco Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) foi procurada pela reportagem para falar sobre o ocorrido. A empresa informou que: “Os passageiros que possuem cartão Sênior têm transporte garantido nos ônibus gerenciados pela EMTU/SP. Também importante lembrar que, nas linhas metropolitanas de característica comum, desde que o veículo não tenha atingido sua capacidade máxima, nenhum passageiro pode ser impedido de embarcar. Em casos em que seja impedido de embarcar ou obrigado a pagar a passagem, a EMTU pede que seja formalizada a denúncia junto aos canais de atendimento, informando prefixo do veículo, data e hora da ocorrência. A EMTU/SP irá apurar o fato ocorrido na linha mencionada e tomará as medidas cabíveis junto ao operador”, disse a EMTU por meio da Assessoria de Imprensa.

Elogio
Fazendo questão de enaltecer quem merece, a moradora conta que última semana utilizou o micro-ônibus das 8h20, que faz a linha Barreto x Armênia e fez questão de elogiar o cobrador Juliano Reis.
“Já fui a São Paulo utilizando o coletivo deste mesmo horário e esse cobrador é muito atencioso com todos, em especial os idosos. Se ele vê a cadeira ocupada por um jovem, por exemplo, ele pede, por favor, para ceder o lugar. Esse menino merece ser reconhecido por isso. São pessoas que fazem a diferença”, concluiu.

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