Turismo sustentável: Arujá ganhará mais dois novos parques municipais

Até 2020, Arujá não contava com nenhum parque municipal e oferecia poucas opções de lazer e turismo, limitando-se a quadras esportivas descobertas em áreas centrais e bairros. Nos últimos anos, essa realidade começou a mudar. A cidade agora abriga dois parques municipais: o Parque dos Ipês “Alcy Machado Godoy”, no Jardim Fazenda Rincão, e o Parque Cidade Natureza “Alchimedes Farinelli”, no bairro Jordanópolis. E a expansão continua, com a previsão de construção de mais dois parques municipais, um no Jardim Real e outro na Penhinha.
A Prefeitura de Arujá tem promovido várias iniciativas voltadas ao turismo sustentável, com destaque para novos projetos que buscam ampliar as áreas de lazer e fomentar a preservação ambiental. Entre as iniciativas, está a criação do Parque do Lago, no bairro São Domingos, e do Bosque da Nascente, na nascente do rio Baquirivu, onde já se encontram a sede da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e a Casa do Artesão. Essas áreas têm como objetivo promover a educação ambiental e oferecer mais opções de lazer para os moradores e visitantes.
Outro projeto em destaque é o desenvolvimento de um mirante turístico, que promete enriquecer o turismo cultural e panorâmico da cidade. Além disso, a construção de uma pista de mountain bike está prevista, incentivando o turismo esportivo e a mobilidade sustentável, com foco na prática de atividades ao ar livre.
A revitalização dos pontos turísticos já existentes também está em pauta. A Prefeitura planeja reformas nas praças do Centenário e do Coreto, além da implantação de um monumento na Praça da Bíblia, iniciativas voltadas para fomentar o turismo religioso e histórico na cidade.
O setor gastronômico e cultural também será beneficiado com a realização de festivais temáticos que celebrarão as tradições culinárias locais, estimulando a economia e oferecendo mais opções de lazer. Além disso, estão sendo organizadas rotas turísticas guiadas e gratuitas, abrangendo aspectos esportivos, religiosos, gastronômicos, ecológicos e históricos, diversificando a oferta turística local.
A capacitação profissional também é uma prioridade, com a oferta de novos cursos voltados para o setor de turismo por meio da Escola de Turismo de Arujá, pioneira no estado de São Paulo. Essas ações visam não apenas fomentar o turismo, mas também gerar emprego e renda, consolidando o papel de Arujá como um destino de turismo sustentável.

Compartilhar

Mais notícias

Monólogo “Fernando Pessoa, eu sou mais eus” será apresentado no Anfiteatro de Arujá

No dia 18 de outubro, às 18h30, o Anfiteatro de Arujá será palco de uma experiência teatral única: o monólogo […]

Em 6 meses, Itaquá alcança R$ 73,5 milhões de investimentos em obras de infraestrutura de dez regiões

A Prefeitura de Itaquaquecetuba alcançou, só neste ano, a marca de R$ 73,5 milhões em investimentos de infraestrutura em ruas […]

Subida ao Monte Jesus Amoroso reúne fiéis em Arujá

Aconteceu no último dia 10 de dezembro a 6ª subida ao Monte Jesus Amoroso em Arujá. A caminhada, que já […]

Queimadas ameaçam segurança e saúde da população em Arujá

Nos últimos dias, Arujá tem enfrentado uma onda de queimadas que coloca em risco a segurança e a saúde da […]