Turismo sustentável: Arujá ganhará mais dois novos parques municipais

Até 2020, Arujá não contava com nenhum parque municipal e oferecia poucas opções de lazer e turismo, limitando-se a quadras esportivas descobertas em áreas centrais e bairros. Nos últimos anos, essa realidade começou a mudar. A cidade agora abriga dois parques municipais: o Parque dos Ipês “Alcy Machado Godoy”, no Jardim Fazenda Rincão, e o Parque Cidade Natureza “Alchimedes Farinelli”, no bairro Jordanópolis. E a expansão continua, com a previsão de construção de mais dois parques municipais, um no Jardim Real e outro na Penhinha.
A Prefeitura de Arujá tem promovido várias iniciativas voltadas ao turismo sustentável, com destaque para novos projetos que buscam ampliar as áreas de lazer e fomentar a preservação ambiental. Entre as iniciativas, está a criação do Parque do Lago, no bairro São Domingos, e do Bosque da Nascente, na nascente do rio Baquirivu, onde já se encontram a sede da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e a Casa do Artesão. Essas áreas têm como objetivo promover a educação ambiental e oferecer mais opções de lazer para os moradores e visitantes.
Outro projeto em destaque é o desenvolvimento de um mirante turístico, que promete enriquecer o turismo cultural e panorâmico da cidade. Além disso, a construção de uma pista de mountain bike está prevista, incentivando o turismo esportivo e a mobilidade sustentável, com foco na prática de atividades ao ar livre.
A revitalização dos pontos turísticos já existentes também está em pauta. A Prefeitura planeja reformas nas praças do Centenário e do Coreto, além da implantação de um monumento na Praça da Bíblia, iniciativas voltadas para fomentar o turismo religioso e histórico na cidade.
O setor gastronômico e cultural também será beneficiado com a realização de festivais temáticos que celebrarão as tradições culinárias locais, estimulando a economia e oferecendo mais opções de lazer. Além disso, estão sendo organizadas rotas turísticas guiadas e gratuitas, abrangendo aspectos esportivos, religiosos, gastronômicos, ecológicos e históricos, diversificando a oferta turística local.
A capacitação profissional também é uma prioridade, com a oferta de novos cursos voltados para o setor de turismo por meio da Escola de Turismo de Arujá, pioneira no estado de São Paulo. Essas ações visam não apenas fomentar o turismo, mas também gerar emprego e renda, consolidando o papel de Arujá como um destino de turismo sustentável.

Compartilhar

Mais notícias

“Acender das Luzes” do Guararema Cidade Natal terá show de Almir Sater

No dia 5 de dezembro (terça-feira), o “Acender das Luzes”, que marca o início da programação Guararema Cidade Natal, terá […]

Deputado Roberto de Lucena agradece Alto Tietê

O deputado federal Roberto de Lucena (Republicanos), escreveu uma carta à população do Alto Tietê em agradecimento à votação que […]

Câmara aprova reforço para orçamento e criação da Semana da Arte e Cultura

A Câmara Municipal de Arujá realizou, na segunda-feira (13/10), a 33ª Sessão Ordinária e, na sequência, a 24ª Sessão Extraordinária. […]

Apae Arujá completa 34 anos e anuncia ampliação do prédio para 2024; Abelzinho e Camargo garantem R$ 1 milhão

A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Arujá comemorou ontem (17), 34 anos de existência no município. […]