
Nos dias 2 e 3 de julho, o Conselho Municipal de Assistência Social de Arujá (CMAS), com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, realizou a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, na Câmara Municipal, localizada na Rua Rodrigues Alves, 51, no Jardim Albino Neves.
Com o tema “20 anos do SUAS – Construção, Proteção e Resistência”, o evento reuniu usuários do sistema, trabalhadores da Assistência Social, entidades, gestores e representantes da Sociedade Civil para refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ao todo, 235 munícipes participaram da programação: 100 no primeiro dia, em 2 de julho; e 135 no segundo dia, em 3 de julho.
Durante a conferência, os participantes acompanharam palestras e a apresentação dos cinco eixos temáticos que guiaram os grupos de trabalho. Os temas abordaram desde a universalização do SUAS até a sustentabilidade financeira.
Eixos abordados durante a conferência:
- Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades
- Eixo 2 – Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional
- Eixo 3 – Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão no SUAS
- Eixo 4 – Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: Fortalecendo a participação social no SUAS
- Eixo 5 – Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS
Participação popular
Juliana de Souza Daniel, secretária da pasta, conduziu a conferência e destacou a importância do evento. “As conferências são espaços importantíssimos para que a população tenha voz, porque é onde reunimos os trabalhadores do Sistema Único de Assistência, entidades e os usuários dos serviços para avaliar o que está sendo feito. São espaços indispensáveis para a construção coletiva das Políticas Públicas”, arrematou.
Em sua fala, a responsável pela pasta também destacou outras duas conferências como um marco para o município: a da pessoa idosa, e a do público LGBTQIAPN+.