14ª Conferência Municipal de Assistência Social aborda políticas públicas

Nos dias 2 e 3 de julho, o Conselho Municipal de Assistência Social de Arujá (CMAS), com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, realizou a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, na Câmara Municipal, localizada na Rua Rodrigues Alves, 51, no Jardim Albino Neves.
Com o tema “20 anos do SUAS – Construção, Proteção e Resistência”, o evento reuniu usuários do sistema, trabalhadores da Assistência Social, entidades, gestores e representantes da Sociedade Civil para refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ao todo, 235 munícipes participaram da programação: 100 no primeiro dia, em 2 de julho; e 135 no segundo dia, em 3 de julho.
Durante a conferência, os participantes acompanharam palestras e a apresentação dos cinco eixos temáticos que guiaram os grupos de trabalho. Os temas abordaram desde a universalização do SUAS até a sustentabilidade financeira.
Eixos abordados durante a conferência:

  • Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades
  • Eixo 2 – Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional
  • Eixo 3 – Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão no SUAS
  • Eixo 4 – Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: Fortalecendo a participação social no SUAS
  • Eixo 5 – Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS

Participação popular
Juliana de Souza Daniel, secretária da pasta, conduziu a conferência e destacou a importância do evento. “As conferências são espaços importantíssimos para que a população tenha voz, porque é onde reunimos os trabalhadores do Sistema Único de Assistência, entidades e os usuários dos serviços para avaliar o que está sendo feito. São espaços indispensáveis para a construção coletiva das Políticas Públicas”, arrematou.
Em sua fala, a responsável pela pasta também destacou outras duas conferências como um marco para o município: a da pessoa idosa, e a do público LGBTQIAPN+.

Compartilhar

Mais notícias

GCM de Itaquá apreende mais de 400 porções de drogas e prende homem em flagrante no feriado

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou, na última quarta-feira (9), a Operação Drop, que resultou na apreensão de […]

Prefeitura e SENAI viabilizam cursos derobótica e soldagem em unidades móveis

A Prefeitura de Arujá, em parceria com o Senai e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, viabilizou cursos gratuitos de […]

Prefeito Camargo busca investimentos e André do Prado reafirma compromisso com Arujá

O prefeito de Arujá, Luís Camargo, esteve nesta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em […]

Com 60 vagas, inscrições para o Bolsa Trabalho encerram na terça; auxílio é de R$ 540

Serão encerradas na próxima terça-feira (19), as inscrições para o Bolsa Trabalho, programa do governo estadual que está com 60 […]