Reuniões do Conseg poderão ser itinerantes no próximo ano

A reunião ordinária do Conseg de Arujá aconteceu na noite da última terça-feira, 08, na Câmara Municipal de Arujá e foi comandada pelo presidente da entidade Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila. Fizeram parte da mesa de trabalhos o secretário de Segurança local Washington Luís Beolchi Adami, o capitão da PM Anderson Reis Pelegrine, o delegado Dr. Carlos Eduardo Cavalcanti, o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) e o Dr. Elói Rodrigues de Ávila representando a OAB arujaense.
Dito Maguila abriu os trabalhos informando que naquele dia teve uma reunião bastante produtiva com o prefeito Luís de Camargo. Segundo Maguila, o chefe do Executivo acenou para a possibilidade de ajudar o Conseg a se estruturar para que em 2023 as reuniões da entidade sejam itinerantes também. Vice-presidente do Conseg arujaense o senhor Natal, que também participou da reunião com o prefeito, ressaltou que “a sociedade civil precisa se organizar e fazer valer os seus direitos, só assim teremos força para cobrar as nossas reivindicações. A cidade é nossa, precisamos cuidá-la”.

Instalação de 100 câmeras e contratação de 25 guardas municipais
Um morador do Sítio dos Fernandes reclamou que a região tem sido alvo de muitos problemas como, por exemplo, uso de drogas, falta de iluminação pública entre outros. “Precisamos de uma atenção especial para a nossa região”, pontuou acrescentando ainda que o ideal seria construir uma base da Guarda Civil Municipal. O secretário Washington pediu a palavra para responder a esse morador. “Base fixa é um modo de policiamento que não existe mais. A nossa ideia é fazer um policiamento preventivo com bases móveis e assim atender a todos os bairros. Conseguimos um contrato para instalar 100 câmeras na cidade com reconhecimento facial e cujas imagens serão encaminhadas para a nova Central de Monitoramento da GCM. Mas para que esse projeto seja colocado em prática nós precisamos da colaboração da população, pois para cada câmera instalada é necessário um ponto de internet e um poste, o que demanda custos. Se a população nos ajudar poderemos transformar esse projeto em realidade”.
Adami também avisou que o prefeito Dr. Luís Camargo já autorizou a contratação imediata de 25 novos guardas municipais após a conclusão do concurso que está em andamento. Informou ainda que já foram substituídas cerca de 6 mil lâmpadas nessa primeira fase na cidade, trocando por LED e levando mais segurança para a população. “E isso não é tudo. Dentro em breve teremos também as faixas de pedestres devidamente sinalizadas com iluminação”. Concluiu dizendo que irá reforçar o patrulhamento na região do Sítio dos Fernandes.
Em nome do Legistativo Luiz Fernando usou a palavra para informar que existe previsão na LOA – Lei Orçamentária Anual – para melhorias de segurança no Sítio dos Fernandes e adjacências e que gostaria de ouvir a população para verificar a melhor maneira de usar o recurso. Por exemplo, adquirindo uma nova viatura para a GCM fazer mais rondas naquela região. O parlamentar também bateu na tecla de que é fundamental mobilizar a população para que participe das reuniões do Conseg.

Pedido de ajuda e Vizinhança Solidária
No Recanto Primavera moradores reclamaram de perturbação do sossego, assaltos e até sequestro. “A insegurança impera e nos amedronta e muitas coisas acontecem em frente da nossa própria casa. Precisamos da ajuda de vocês”, pleiteou uma moradora.
O capitão PM Pelegrine garantiu que irá olhar com carinho para todas as reivindicações feitas pelos moradores durante a reunião e intensificar o patrulhamento. Mas voltou a pedir para que a população não deixe de registrar os Boletins de Ocorrência. Ele foi cobrado ainda sobre a implantação do Programa Vizinhança Solidária no bairro Estância Pacaembu e respondeu que já está tratando desse assunto e dentro em breve haverá novidades a respeito.
Colocando-se à disposição da população o Dr. Cavalcanti disse querer ouvir mais nesse momento a voz da população para tomar as medidas cabíveis e melhorar a segurança na cidade. Informou que ele e sua equipe já conseguiram reduzir pela metade o número de inquéritos no DP arujaense. “Mas nosso trabalho não prima pela quantidade e sim pela qualidade. Podem ter certeza que trabalhamos dia e noite. Não deixem de registrar os Boletins de Ocorrência e podem nos procurar que iremos atender da melhor forma possível”, garantiu.

Compartilhar

Mais notícias

Arujá sedia Encontro Anual de Antiguidades no domingo

Carros com quase um século de idade, caminhões, motocicletas e até bicicletas estarão no 1º Encontro Anual de Antiguidades de […]

Freedom Sports 6 anos de sucesso em Arujá

No último dia 8 de agosto, a renomada academia Freedom Sports comemorou oficialmente seis anos de atividades no município. Considerado […]

Itaquá supera 2 mil atendimentos de saúde durante o fim de semana com o Agiliza SUS

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba promoveu, no último fim de semana (12 e 13 de julho), mais uma etapa […]

Orçamento 2023: emendas serão lidas na Sessão de segunda-feira

As 130 emendas apresentadas pelos vereadores ao projeto de Lei nº 99/2022, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, […]