CONDEMAT pede apoio do DAEE para conter enchentes na região

A direção do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê solicitou apoio emergencial do Departamento de Águas em Energia Elétrica (DAEE) para conter as enchentes e minimizar os impactos causados pelas chuvas nas cidades da Região. Um dos pedidos é a abertura de comportas na Barragem da Penha, em São Paulo, para permitir o melhor escoamento das águas do Rio Tietê.
Pela operação atual do sistema, quatro das seis comportas da Barragem da Penha permanecem fechadas, o que aumenta o represamento da água principalmente nos trechos que cortam Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Guarulhos. Consequentemente, o nível do Rio Tietê não abaixa mesmo nos períodos de estiagem da chuva e isso reflete em todas as cidades que estão na Bacia do Rio Tietê.
O CONDEMAT já acionou o DAEE e aguarda uma agenda urgente com a superintendência do órgão, que é responsável pela operação das barragens.
“Precisamos de uma solução técnica imediata porque a situação nos nossos municípios está crítica e se não tiver o escoamento da água do Tietê vai piorar com a previsão de chuvas para os próximos dias”, alerta o presidente do CONDEMAT, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes.
Conforme apurado pelo CONDEMAT, a Barragem da Penha conta com seis comportas, sendo que atualmente somente duas delas estão abertas para a vazão do rio. O fechamento das outras quatro comportas tem o objetivo de conter os alagamentos na Marginal Tietê, na Capital, mas provoca o transbordamento nas cidades do Alto Tietê. “É preciso rever o modelo de operação para que nossa região não seja tão prejudicada”, ressalta o presidente do Consórcio.
Além da abertura das comportas em caráter de urgência, os prefeitos reforçam a solicitação para obras de desassoreamento dos trechos do rio nos municípios da região.
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, juntos, os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano, que vêm sendo os mais afetados, registraram mais de dois mil milímetros de chuva nos sete primeiros dias de fevereiro. A previsão é de que as chuvas persistam ao longo do mês.

Compartilhar

Mais notícias

PRF prende em flagrante dupla que realizava furtos em estabelecimentos na Dutra

Durante patrulhamento de uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 204, da Via Dutra, em Arujá, no último […]

Confira a programação deste final de semana do 2° Natal Encantado de Arujá

Neste sábado (17), a programação do Natal Encantado começa às 18h na Praça do Coreto. O Trenzinho da Alegria, a […]

Rede Farma Conde chega a Arujá prometendo derrubar os preços dos medicamentos com promoções imperdíveis

A rede, presente em quase 100 cidades, com mais de 400 drogarias e 28 anos de atuação no segmento da […]

Arujá conquista Selo Caixa Gestão Sustentável e é pioneira na região em reconhecimento socioambiental

O município de Arujá celebra um marco significativo ao se tornar a primeira cidade da região a receber o prestigiado […]