Correndo contra o tempo: Gabriel assume presidência pela 3ª veze tem pela frente limitações do ano eleitoral e adequação à lei de licitações

“Eu acredito que gosto de desafios”, brincou o atual presidente da Câmara de Arujá, Gabriel dos Santos (PSD), que assumiu pela terceira vez a presidência da Casa Legislativa em um ano atípico, ou seja, em que ocorrem as eleições municipais. A primeira vez que o peessedista assumiu a presidência foi em 2020, ano em que, além das eleições, o mundo enfrentou a Covid-19 e Arujá ficou entre as principais manchetes nacionais com a operação Soldi Sporchi.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Cidade, Gabriel contou que, além de ser um ano com várias limitações por conta da Lei Eleitoral, tem a tarefa de se adequar à Lei de Licitações e Contratos (NLLC) nº 14.133. “Um dos nossos desafios neste ano será a capacitação e treinamento dos servidores para as novas regras de licitação. Essa é uma questão estratégica para viabilizar os serviços necessários ao bom andamento dos trabalhos legislativos”, destacou o presidente em relação à Lei 14.133/2021, que passou a vigorar neste ano.
Instituída em 1º de abril de 2021, a nova Lei passou por processo de atualização e passou a vigorar no 1º de janeiro de 2024. Desta forma, municípios, estados e a União tiveram até dezembro para se adequarem à norma. A Lei nº 14.133 estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, substituindo e unificando a Lei nº 8.666/1993, principal normativa sobre licitações, e outras leis referentes à contratação pelo Poder Público.
Segundo Gabriel, antigamente a chamada COPEL, Comissão Permanente de Licitações, era quem cuidava dos processos de compra, e hoje ela não existe mais. Hoje existe a figura de um agente de contratação. “Nós temos que fazer um planejamento do que vai ser feito para o ano todo, ou seja, ela trouxe sérias inovações. Esse planejamento tem que ser feito no ano anterior, em função dessa nova legislação. Agora estamos correndo para nos adequarmos à nova realidade”, ressaltou Gabriel.

Eleições 2024
Questionado sobre as eleições deste ano, Gabriel, que é do mesmo partido do prefeito Luis Camargo, disse que uma eleição nunca é tranquila. “Uma eleição nunca é tranquila. Por mais que hoje o cenário aparentemente seja uma calmaria, não existe isso. Em uma eleição, a gente nunca pode falar que já ganhou; eleição é disputada. Acredito que será uma eleição atípica, com bem menos turbulências do que tivemos em 2020, mas sempre surge alguma coisa, temos sempre de estar preparados”, disse Gabriel.

Compartilhar

Mais notícias

Sessão de retorno pós-recesso tem apelo por ampliação de concursos para os Correios

Com a presença dos 15 vereadores, a Sessão Ordinária da última segunda-feira (7), marcou oficialmente o fim do recesso parlamentar […]

Polo Arujá da Universidade Anhembi Morumbi torna-se modelo para unidades EAD no Brasil

Com apenas três meses de inaugurado, o Polo da Anhembi Morumbi, em Arujá, já é destaque entre as demais unidades […]

Farmácia do Centro de Especialidades passa a funcionar aos sábados e domingos

A farmácia localizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM), unidade que fica no Centro de Arujá, passará a funcionar aos […]

Prefeitura de Arujá lança Campanha do Agasalho 2024

A Prefeitura de Arujá, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Unicon (União dos Condôminos de […]