Cidadão Arujaense: bispo dom Pedro recebe título em sessão solene

Com a Casa de Leis lotada, o bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Arujaense em sessão solene ocorrida na noite de ontem (20), no Plenário Vereador João Godoy, na Câmara de Arujá. Vale destacar que o projeto de Decreto-Legislativo, de autoria do vereador Divinei (PL), foi aprovado pela Câmara Municipal em outubro do ano passado. Autoridades eclesiásticas e políticas marcaram presença no evento, dentre elas o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, o prefeito de Arujá, Luis Camargo e outros.
Durante a sessão solene, todos que utilizaram a tribuna para falar sobre dom Luiz destacaram seu trabalho e ações pastorais e sociais. O bispo é responsável pela comunidade católica de outros nove municípios da região do Alto Tietê: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Santa Isabel.
Especialmente em Arujá, Divinei destacou a criação de duas paróquias – a de Santo Expedito, no bairro dos Fernandes, e a de São Lucas, no bairro Jordanópolis, além da atenção especial dada pelo sacerdote à Igreja Jesus Amoroso, santuário de peregrinação, e à Paróquia Bom Jesus, a mais antiga da cidade. Dom Luiz tem particular amor pela preservação ambiental, sendo importante incentivador da Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente, que faz com que Arujá – conhecida como Cidade Natureza – tenha atenção especial, pois isso bate forte em seu coração.

Biografia
Dom Pedro nasceu na cidade de Laranjal Paulista, interior de SP, em 17 de agosto de 1953. É filho de Anselmo Stringhini e Aurora Terezinha Marcon Stringhini. Foi ordenado padre em 1990 por dom Paulo Evaristo Arns e, em 2001, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo então Papa João Paulo II.
Em 10 de março de 2001 foi ordenado bispo por dom Claudio Hummes, em São Paulo, sendo designado, em 2009, para a Diocese de Franca; três anos depois foi nomeado para a Diocese de Mogi das Cruzes, onde permanece até os dias atuais. Sua posse canônica ocorreu em 24 de novembro de 2012. Seu lema, como pastor da Igreja, é “Em resposta à tua palavra!”.
É Bacharel em Letras pela Faculdade Anchieta e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Em 1990 concluiu o Mestrado em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma.
A concessão do título foi oficializada com a publicação do Decreto-Legislativo 276/2023, na edição 208 do Diário Oficial da Câmara de Arujá, em 24/10/2023.

Compartilhar

Mais notícias

Dupla é presa na Amazonas com simulacro e arma de fogo municiada

A Polícia Militar (PM) de Arujá prendeu dois homens no início da madrugada de ontem (10) portando um revólver calibre […]

Prefeitura entrega revitalização geral do Conselho Tutelar de Arujá

Na noite da última quinta-feira (5), a Prefeitura Municipal de Arujá realizou a entrega da revitalização do espaço do Conselho […]

Prefeitura de Itaquá abre processo seletivo para a contratação de 307 estagiários

A Prefeitura de Itaquaquecetuba abriu processo seletivo para a contratação de estagiários. São 307 vagas para estudantes a partir de […]

Câmara sedia reuniãodo Conseg de Arujá

Presidida por Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila, aconteceu na última terça-feira (12), mais uma reunião do Conseg. Realizada na […]