Cidadão Arujaense: bispo dom Pedro recebe título em sessão solene

Com a Casa de Leis lotada, o bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Arujaense em sessão solene ocorrida na noite de ontem (20), no Plenário Vereador João Godoy, na Câmara de Arujá. Vale destacar que o projeto de Decreto-Legislativo, de autoria do vereador Divinei (PL), foi aprovado pela Câmara Municipal em outubro do ano passado. Autoridades eclesiásticas e políticas marcaram presença no evento, dentre elas o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, o prefeito de Arujá, Luis Camargo e outros.
Durante a sessão solene, todos que utilizaram a tribuna para falar sobre dom Luiz destacaram seu trabalho e ações pastorais e sociais. O bispo é responsável pela comunidade católica de outros nove municípios da região do Alto Tietê: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Santa Isabel.
Especialmente em Arujá, Divinei destacou a criação de duas paróquias – a de Santo Expedito, no bairro dos Fernandes, e a de São Lucas, no bairro Jordanópolis, além da atenção especial dada pelo sacerdote à Igreja Jesus Amoroso, santuário de peregrinação, e à Paróquia Bom Jesus, a mais antiga da cidade. Dom Luiz tem particular amor pela preservação ambiental, sendo importante incentivador da Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente, que faz com que Arujá – conhecida como Cidade Natureza – tenha atenção especial, pois isso bate forte em seu coração.

Biografia
Dom Pedro nasceu na cidade de Laranjal Paulista, interior de SP, em 17 de agosto de 1953. É filho de Anselmo Stringhini e Aurora Terezinha Marcon Stringhini. Foi ordenado padre em 1990 por dom Paulo Evaristo Arns e, em 2001, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo então Papa João Paulo II.
Em 10 de março de 2001 foi ordenado bispo por dom Claudio Hummes, em São Paulo, sendo designado, em 2009, para a Diocese de Franca; três anos depois foi nomeado para a Diocese de Mogi das Cruzes, onde permanece até os dias atuais. Sua posse canônica ocorreu em 24 de novembro de 2012. Seu lema, como pastor da Igreja, é “Em resposta à tua palavra!”.
É Bacharel em Letras pela Faculdade Anchieta e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Em 1990 concluiu o Mestrado em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma.
A concessão do título foi oficializada com a publicação do Decreto-Legislativo 276/2023, na edição 208 do Diário Oficial da Câmara de Arujá, em 24/10/2023.

Compartilhar

Mais notícias

Salão de Festas Hípica Arujazinho: um lugar rústico junto à natureza

Já pensou em realizar seu evento em meio a uma área verde e num clima rústico? Agora isso é possível […]

Projeto de Paulinho Maiolino é destaque na prevenção do câncer bucal

O compromisso incansável do vereador Paulinho Maiolino (PSD) com a causa dos pacientes com câncer ganhou destaque na cidade de […]

Vereadores aprovam projetos voltados aos direitos da pessoa com deficiência e educação ambiental

Com a aprovação do PL 157/2022, que reconhece o Cordão de Girassol como instrumento de orientação para identificação de pessoas […]

Emendas de João Luiz dão apoio à estruturação do setor de Planejamento e a ações da Casa São José

O vereador João Luiz (PSD) garantiu aporte financeiro de R$ 80 mil à Secretaria Municipal de Planejamento de Arujá. O […]