ALESP Jan 2026

Sobrevivente do holocausto relata drama da guerra para alunos do Hipercubo

Na manhã da última quarta-feira (26), os alunos do Colégio Hipercubo, em Arujá, ouviram relatos emocionantes do sobrevivente do Holocausto Joshua Strul. Aos 91 anos, Joshua compartilhou suas experiências vividas durante a II Guerra Mundial, quando era apenas uma criança de 9 anos na cidade de Moinesti, na Romênia. A visita do sobrevivente à unidade escolar foi prestigiada por autoridades locais, como o prefeito Luis Camargo, vereadores e secretários municipais.
Joshua descreveu a chegada das forças nazistas à sua cidade e os horrores que se seguiram nos campos de concentração. Suas memórias detalhadas sobre a incerteza, angústia e medo enfrentados diariamente ofereceram aos alunos uma visão impactante do que foi viver naquela época. Para os diretores da unidade, o objetivo de trazer Joshua para compartilhar seu testemunho é assegurar que essa história não se repita, preservando a memória do Holocausto para as futuras gerações.
A visita de Joshua ao colégio fez parte do encerramento do bimestre, durante o qual os alunos estudaram os Direitos Humanos. Este conjunto de normas reconhece e protege a dignidade de todos os seres humanos, estabelecendo diretrizes para a convivência em sociedade e a relação com o Estado, abordando obrigações e deveres.
Para Paulo Demétrio Volpi Ramos, diretor do Colégio Hipercubo, um dos maiores desafios do século XXI é garantir a segurança e a liberdade das pessoas em todo o mundo, enfrentando conflitos armados, violência estrutural que gera pobreza, violência social contra minorias, questões ambientais e perseguições políticas ou religiosas.
“Com seriedade, o Colégio Hipercubo trabalha esses temas para evitar que os acontecimentos do passado sejam esquecidos ou banalizados”, finaliza Paulo.

Compartilhar

Mais notícias

GCM de Itaquá e Polícia Civil deflagram megaoperaçãoe prendem dois integrantes da quadrilha da moto

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba, em conjunto com a Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais […]

Inscrições para a 3ª edição do Casamento Comunitário começam em 1° de março

A 3ª edição do Casamento Comunitário, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Arujá e Assistência Social, terá, brevemente, 40 […]

Luta contra o câncer: Casa Rosa e Azul será inaugurada hoje; equipamento é bandeira de Paulinho Maiolino

Uma iniciativa que vai oferecer apoio e conforto àqueles que enfrentam a batalha contra o câncer está prestes a abrir […]

Arujá deverá instituir atividade delegada para policiais militares

Entrou para leitura na 110ª Sessão Ordinária ocorrida no último dia 11 de setembro o projeto de Lei que dispõe […]