MEC premia Educação de Itaquá por boas práticas em alfabetização

A Secretaria de Educação Itaquaquecetuba recebeu o prêmio Ouro do Selo Compromisso Nacional com a Alfabetização, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A cerimônia de entrega ocorreu na segunda-feira (10) em Brasília, no Distrito Federal.
Estiveram na premiação o ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito Eduardo Boigues, a primeira-dama Mila Boigues, a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, e o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.
“O resultado é de grande importância para Itaquá porque vem de encontro ao trabalho que estamos desenvolvendo com os estudantes. É direito da criança ter um ensino de qualidade e alfabetização garantida. Esse é o nosso compromisso. Os investimentos na educação não param”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) visa reconhecer gestões estaduais, municipais e distritais que implementam práticas de excelência voltadas à alfabetização com o objetivo de estimular a adoção de políticas públicas, programas inovadores e estratégias eficazes que contribuam para o cumprimento das metas nacionais.
A finalidade é garantir o direito à alfabetização de estudantes até o 2º ano do fundamental com foco na recuperação das aprendizagens no 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia da Covid-19. O selo é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro, sendo a última concedida para os municípios que atingiram entre 85 e 100 pontos.
“Estamos felizes com o reconhecimento dos nossos esforços. Alcançamos 91 pontos e o resultado reflete a dedicação de todos os envolvidos na educação de nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo. A pasta participa do programa desde 2023 e, ao longo deste ano, realizou ações pertinentes aos 20 itens propostos.
Entre os princípios, destaca-se a promoção da equidade educacional, socioeconômica, étnico-racial e de gênero, a colaboração entre os entes federativos, além do fortalecimento nas formas de cooperação entre estado e município.
Também foi pontuada a melhora na infraestrutura física e pedagógica das escolas, oferta de materiais didáticos para estudantes e pedagógicos para professores, sistemas de avaliação da alfabetização e estratégias formativas.
“Podemos perceber o resultado da evolução no ensino em Itaquá pela sequência de premiações recebidas recentemente. Estamos alinhados em âmbito estadual e federal para trazer mecanismos de desenvolvimento para o município. As metas estão sendo alcançadas com dedicação e compromisso”, finalizou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.

Compartilhar

Mais notícias

Conseg, autoridades e população se reúnem para discutir melhorias para a segurança pública em Arujá

Aconteceu na Câmara de Arujá no dia 14/11, a penúltima reunião ordinária do Conseg do ano. O encontro foi conduzido […]

Itaquá é a 1ª cidade do Alto Tietê a receber monitoramento de áreas de risco e desmatamento

Itaquaquecetuba sai na frente e é a primeira cidade do Alto Tietê a ter acesso ao Sistema de Monitoramento de […]

Mais de 40 pessoas subiram o Monte Jesus Amoroso

Pela 7ª vez o professor Edval Paz e a Equipe de Atletismo Migrantes de Arujá (EAMA) organizaram a subida ao […]

Mais de 200 alunos do ensino médio participaram do Seminário Jovens Empreendedores

Mais de 200 alunos do ensino médio de escolas públicas de Arujá participaram da 1ª edição do Seminário Jovens Empreendedores […]