PEV de Arujá recebe mais de 21,5 toneladas em 1 mês de funcionamento

A população arujaense atende em peso o apelo da Prefeitura de Arujá pelo descarte correto de resíduos da construção civil (RCC). Em um mês de funcionamento, o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de RCC, no Parque Rodrigo Barreto, já recebeu mais de 21,5 toneladas de rejeitos. Como a gestão municipal busca o desperdício zero, 100% do entulho recolhido é reaproveitado como base para asfalto ou cascalhamento de vias. A participação popular é fundamental para evitar a poluição de cursos d’água e outros danos ambientais, além de combater riscos à saúde pública. A administração municipal trabalha na implantação de outros três ecopontos do gênero.
O PEV recebe restos de construção civil, reforma e demolição, vindos de pequenos geradores de obras domésticas. Significa que uma pessoa pode entregar até 1 metro cúbico (m³) de RCC por dia, o equivalente a 10 sacos de resíduos de 100 litros. Localizado na Rua Maria de Lourdes Victorino, 11, o PEV funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h; às sextas, das 8h às 16; e aos sábados, das 8h às 14h. Também aceita madeira, vidro, plástico e outros materiais, exceto gesso, que são destinados à Cooperativa de Reciclagem de Arujá (Cora) para que sejam reciclados.
A implantação dos ecopontos agrega condutas sustentáveis para o desenvolvimento com prudência ambiental. A conscientização começa já com as crianças, pela educação ambiental nas escolas da rede municipal. Há ainda a Loja Reciclar (Av. Amazonas, 743, Centro), coordenada pelo Fundo Social local, onde a população leva recicláveis e troca pela moeda social Vale Verde. Com ela, adquire itens da própria loja, doados pelos arujaenses. Nos últimos 12 meses, foram recolhidas mais de 50 toneladas de recicláveis.

Compartilhar

Mais notícias

Styllus Super Center prepara ofertas de vinho para aquecer onda de frio

O inverno ainda não chegou, mas as temperaturas já estão mais baixas. Para os próximos dias a previsão é de […]

Com investimento de R$ 3,2 milhões, Itaquá inicia reforma do Terminal Urbano Manoel Feio

A Prefeitura de Itaquaquecetuba iniciou, nesta semana, a reforma e modernização do Terminal Urbano Manoel Feio. Além do terminal, a […]

CONDEMAT e DAEE reforçam ações de combate às chuvas

O reforço das ações para combater e minimizar os efeitos do período de chuvas na região foi o centro da […]

Inscrições para o curso ‘Gestão Modular Sebrae 4 horas – Descomplique: Formação do Preço de Venda’ estão abertas

O curso de Gestão Modular Sebrae 4 horas- Descomplique: Formação do Preço de Venda está com as inscrições abertas. A […]