Censo de Saneamento Rural avança em Arujá, aproximando sonho da rede de água para moradores da zona rural

O Censo de Saneamento Rural avança em Arujá, conduzido pelo Projeto Brotar da Sabesp em parceria com a Prefeitura de Arujá, pela Secretaria Municipal de Governo, reacendendo a esperança e aproximando o sonho dos moradores da zona rural de ter a rede de água potável em suas casas. Este levantamento inédito é um passo crucial para a universalização do saneamento básico na região, com a meta de garantir que até 2029 toda a zona rural de Arujá tenha 100% de rede de água e esgoto tratado.

O Censo de Saneamento Rural teve início a partir do dia 18 de agosto deste ano, mapeando as necessidades das áreas rurais. Esse levantamento é fundamental para concretizar a meta de 100% de cobertura de água e esgoto tratado na zona rural até 2029, beneficiando localidades como Penhinha, Canjicas, São Domingos, Correias, Tupã e outros bairros.

O secretário municipal de Governo, Abelzinho, reforça a importância histórica deste avanço: “Esse é um sonho muito antigo da população da área rural, de mais de 20 anos, desses bairros consolidados, que já contam, inclusive, com diversos serviços públicos, e anseiam por essa grande conquista, que é a água”, afirmou.

O Projeto Brotar da Sabesp é um Censo de Saneamento Rural que visa mapear as condições de acesso à água e esgoto em áreas rurais, indígenas e quilombolas dos municípios atendidos pela companhia, incluindo Arujá.

Lançado em meados de 2025, o Projeto Brotar é um levantamento de campo inédito que tem como objetivo: identificar a situação atual do saneamento básico no município, coletar dados precisos sobre o acesso à água potável, sistemas de esgoto e condições gerais de moradia nessas áreas, utilizando tecnologia de coleta digital via aplicativo para maior agilidade, planejar e direcionar investimentos e melhorias futuras para universalizar o acesso ao saneamento básico, conforme as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento.

Arujá é um dos municípios que participa do censo e os agentes contratados pela Sabesp, devidamente identificados com crachá e uniforme, estão percorrendo as propriedades rurais da cidade para coletar as informações necessárias. Até o momento, já foram visitadas 782 propriedades ou moradias na área rural. A colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso do projeto e para que a Sabesp, juntamente com a Prefeitura, possa planejar a expansão dos serviços de água e esgoto para as áreas que ainda não são atendidas, garantindo mais qualidade de vida para a população rural.

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 91328-0548 e, para mais informações sobre o projeto ou para verificar a identidade dos agentes, os moradores também podem entrar em contato com a Sabesp através dos canais oficiais de atendimento, como o telefone 0800 055 0195. Informações gerais também estão disponíveis no site da Sabesp.

Compartilhar

Mais notícias

Câmara Municipal de Arujá aprova, por unanimidade, as contas do prefeito Luís Camargo referentes a 2022

Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 30, a Câmara Municipal de Arujá aprovou, por unanimidade, a prestação de contas do […]

EAMA retoma atividades com a realização da prova do Circuito Mirim de Corrida de Arujá

Após meses sem poder promover eventos esportivos, a Equipe de Atletismo Migrantes de Arujá (EAMA) retomou no último dia 12 […]

GiOlaser Arujá completa um ano e comemora em grande estilo

Há um ano, as sócias Rosangela Manfredini e Vanessa Sales escolheram Arujá para montar uma unidade da GiOlaser. E nesses […]

Semana Pet: feira voltada ao universo animal acontece de 21 a 25 em Arujá

A Semana Pet em Arujá, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Câmara […]