ANTT autoriza construção do trem-bala Rio/São Paulo; Arujá está na rota

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou o pedido de construção e exploração de uma linha de trem de alta velocidade ligando as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (22). O documento autorizou que a empresa TAV Brasil construa e explore o projeto de trem de alta velocidade pelo período de 99 anos. A previsão de início das operações do meio de transporte é junho de 2032.
A TAV Brasil (Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade), criada em 2021, preencheu todos os requisitos e já enviou documentos que comprovam a capacidade de construção da via, porém, precisa garantir um investimento de R$50 bilhões para tirar o projeto do papel. A estimativa é de que consigam o valor através de investidores nacionais e internacionais, BNDES, agências multilaterais de crédito e financiamentos de fundos de pensão. O capital inicial da TAV Brasil é de apenas R$ 100 mil. O projeto visa uma linha ferroviária com 380 km de extensão, com início no bairro de Pirituba, em São Paulo, com destino a São José dos Campos (SP), Volta Redonda (RJ), até finalmente chegar no bairro Santa Cruz, no Rio de Janeiro. A viagem tem previsão de duração de 90 minutos com velocidade máxima de 350 km/h em trechos livres e 230 a 80 km/h em áreas urbanas. Ainda de acordo com o projeto, dentre os municípios que serão beneficiados com o trem-bala está Arujá. A cidade deve ganhar trechos subterrâneos para a passagem do meio de transporte.

Extensão: 380 km
Municípios beneficiados: São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Arujá (SP), Santa Isabel (SP), Guararema (SP), Jacareí (SP), São José dos Campos (SP), Caçapava (SP), Taubaté (SP), Pindamonhangaba (SP), Roseira (SP), Aparecida (SP), Guaratinguetá (SP), Lorena (SP), Canas (SP), Cachoeira Paulista (SP), Cruzeiro (SP), Lavrinhas (SP), Queluz (SP), Resende (RJ), Itatiaia (RJ), Barra Mansa (RJ), Volta Redonda (RJ), Pinheiral (RJ), Piraí (RJ), Itaguaí (RJ), Seropédica (RJ) e Rio de Janeiro (RJ)
Previsão de conclusão de obras: dezembro de 2031
Previsão de início das operações: junho de 2032.

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