
Preocupada com a qualidade contínua da vacinação e da armazenagem das doses, Arujá adquiriu nove câmaras refrigeradas novas, visando aprimorar a conservação e garantir a segurança dos materiais sensíveis à temperatura, como medicamentos e insumos.
As câmaras, que foram instaladas em diferentes unidades da Saúde, representam um avanço tecnológico significativo. Elas possuem um sistema eletrônico integrado, conectividade Wi-Fi e gerador próprio, segundo ressaltou o secretário da pasta, Leonardo Reis. “Cada câmara foi projetada para manter a temperatura adequada por um período de 6 a 12 horas, em caso de falta de energia. Elas também monitoram a temperatura com precisão e emitem alertas, caso haja variações extremas. A manutenção da temperatura ideal é crucial para a preservação das vacinas e a gestão do prefeito Luis Camargo sempre teve essa preocupação, primando pela excelência do serviço”, acrescentou.
A iniciativa, de acordo com o secretário, complementa a modernização dos geradores das unidades básicas de saúde e a conservação também dos medicamentos refrigerados.
Cada uma das nove unidades de saúde recebeu uma câmara refrigerada, garantindo a adequada conservação das vacinas. “Todas elas estão equipadas com geradores e sistemas de segurança, incluindo baterias para estabilização e estabilizadores de voltagem. Adicionalmente, as câmaras possuem controle digital, conectividade com a internet e alertas em caso de instabilidade da temperatura. Os geradores garantem o funcionamento em caso de falha de energia, assegurando a continuidade da refrigeração”, reforçou o secretário.
Ele conta que, praticamente, a maioria das vacinas necessita de refrigeração. Durante as ações da unidade móvel do Saúde nos Bairros, por exemplo, que também oferece o serviço de vacinação, as doses são transportadas em recipientes térmicos com controle de temperatura, utilizando termômetros profissionais.
“No momento, as vacinas disponíveis em Arujá incluem o calendário vacinal da infância, com vacinas para crianças e jovens de até 17 anos, e o calendário de rotina para adultos, incluindo vacinas anuais como a influenza e a Covid-19. Há também o calendário vacinal da meia-idade, que inclui vacinas obrigatórias como a da febre amarela. Em breve, será iniciada a vacinação contra a dengue, ampliada, conforme compromisso do governo estadual, lembrando que a vacinação contra a dengue está em andamento em Arujá, com alta taxa de cobertura da primeira dose”, afirmou.
Campeã em vacinação contra a gripe
Outro destaque de Arujá é na vacinação contra a gripe (Influenza), realizada em parceria com o Estado, e que atingiu um alto índice de cobertura, com a aplicação de quase 10 mil doses, superando a meta inicial, pois o município foi o primeiro da região a oferecer a vacina contra a gripe para toda a população no geral, a partir dos 6 meses de idade. “A porcentagem de vacinação da população idosa é de mais de 80% e este é um índice significativo, colocando a cidade em posição de destaque no Alto Tietê. A vacinação continua sendo oferecida à população em geral.