Arujá conquista selo de Município de Interesse Turístico e garante acesso a recursos para desenvolver o turismo

Arujá oficializou-se, nesta quarta-feira (27), como Município de Interesse Turístico (MIT), em um marco histórico para o desenvolvimento econômico e social da cidade. O título foi concedido em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), colocando Arujá no mesmo patamar de outras 144 cidades do Estado já reconhecidas pelo seu potencial turístico.
Com o selo MIT, o município passa a ter acesso a recursos estaduais específicos para o fomento do turismo, que poderão ser aplicados em obras de infraestrutura, revitalização de espaços, criação de novas rotas turísticas, capacitação de profissionais do setor e promoção dos atrativos locais. Além disso, a expectativa é que o título atraia investimentos privados, fortaleça os negócios já existentes e amplie a geração de emprego e renda.
A conquista é resultado de um trabalho conjunto envolvendo a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e, e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que ao lado da Secretaria de Turismo de Arujá e sob a liderança do secretário Renan Lucena, conduziu todo o processo de formalização.
Flávia Sanches, presidente do COMTUR, destacou que a reestruturação do conselho, alinhada com a secretaria, foi determinante para alcançar o objetivo. “A reestruturação do Conselho de Turismo se deu em 2022, com a instalação da Secretaria de Turismo. Retomamos um processo que estava parado desde 2016 e passamos a atender às exigências legais necessárias para provocar o MIT. Foi um trabalho de organização documental, votações, atas e formalizações que permitiram apresentar o projeto à Alesp. O conselho é formado por representantes de diversas áreas, como hotelaria, comércio, indústria, turismólogos, agências de viagem, produtores de eventos e restaurantes, trazendo uma riqueza de ideias que norteou nossas ações. Esse esforço coletivo, em conjunto com a Secretaria de Turismo e o secretário Renan Lucena, foi decisivo para que Arujá chegasse até aqui”, afirmou.
Além da participação efetiva do COMTUR e da Secretaria de Turismo, a sensibilidade do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, foi apontada como crucial para viabilizar o reconhecimento de Arujá, aliado ao apoio do presidente da Alesp, deputado André do Prado.
O prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, celebrou o avanço. “Nossa cidade entrou, definitivamente, na rota turística do Estado de São Paulo por ter seu potencial reconhecido neste segmento. Agradeço ao presidente da Alesp, deputado André do Prado, e ao secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, pela atenção ao tema, bem como ao nosso secretário de Turismo e Lazer, Renan Lucena, que se empenhou juntamente com toda a equipe da pasta, para que essa meta fosse alcançada. Ao se tornar MIT, Arujá conquista um avanço significativo no setor e esse objetivo vem sendo buscado há muitos anos. Desde que assumimos, inclusive com a criação da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e a inauguração da sua sede, intensificamos a luta para que o turismo na nossa cidade se desenvolva.”
Conhecida como “Cidade Natureza”, Arujá amplia agora suas perspectivas de crescimento com a possibilidade de captar recursos estaduais que irão alavancar o turismo local, gerar novas oportunidades e consolidar o município como destino turístico no mapa paulista.

Compartilhar

Mais notícias

Saiba quais tributos são permitidos negociar pelo Refis 2023 de Itaquá

O Programa de Regularização Fiscal (Refis) de Itaquaquecetuba 2023 começou há uma semana e permite que os contribuintes negociem suas […]

Dia da Indústria é celebrado como lançamento oficial da 2ª AEXPO Arujá

Na manhã desta quinta-feira (22), em comemoração ao Dia da Indústria, celebrado oficialmente em 25 de maio, Arujá promoveu um […]

Projeto Acolher: Arujá intensifica acolhimento para pessoas em situação de rua durante o inverno

Com a chegada de mais um inverno, a cidade de Arujá intensifica seus esforços no acolhimento das pessoas em situação […]

Vereadores viabilizam pacote de melhorias em Arujá

Os vereadores de Arujá aprovaram na 82ª Sessão Extraordinária, realizada na sexta-feira (17/02), o Projeto de Lei 112/2023, do Poder […]