
A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, implantou mais uma medida para facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Agora, os cidadãos podem protocolar, de forma totalmente online, pedidos de poda, supressão e manifestação ambiental. A tramitação é realizada pela plataforma 1Doc, disponível no link: (clique aqui).
Para efetivar o pedido, o munícipe deve se cadastrar no sistema (caso ainda não possua login) e preencher o formulário com as informações e documentos exigidos, indicando o endereço onde a poda e/ou supressão será realizada.
Os serviços oferecidos integram o projeto de licenciamento ambiental municipalizado eficiente, que tem como objetivo, dentre outros, agilizar a análise de solicitações, reduzir a burocracia, garantir maior autonomia ao município e assegurar que as ações de manejo e uso do solo estejam alinhadas à preservação ambiental.
Além de trazer praticidade à população no processo de solicitação, a pasta mira em agilizar o processo ambiental e atrair investimentos para o município. Antes da iniciativa, as empresas aguardavam de dois a três anos para o licenciamento através da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) – e hoje, após a municipalização, aguardam, em média, seis meses.
Licenciamento Municipalizado
A cada ano de gestão, a administração municipal se compromete em mostrar aos munícipes arujaenses que o apelido de ‘Cidade Natureza’ não foi concebido ao acaso. Arujá tem mais de 52% do seu território inserido dentro de Área de Proteção dos Mananciais(APM), mais de 40% em cobertura vegetal além de incontáveis Áreas de Preservação Permanentes (APPs).
Visando preservar o título e garantir o crescimento sustentável do município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aderiu, em 2023, ao licenciamento ambiental. A ação objetiva garantir o crescimento sustentável do município e uma Arujá ecologicamente consciente para as futuras gerações.
Segundo o prefeito Luis Camargo, ao lado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e sua equipe, a medida agiliza a abertura de negócios, reduz a burocracia, gera empregos e atrai investimentos, garantindo um município verde e sustentável para todos.
Vale lembrar que, em 2023, Arujá foi a campeã do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) – Brasil, ficando em 1º lugar na região do Alto Tietê, conforme levantamento do Instituto Cidades Sustentáveis.