A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Obras, firmou uma parceria internacional com a Fundação Holandesa Bernard Van Leer, que permite a participação ativa na Rede Urban95, uma iniciativa que propõe repensar as cidades sob a perspectiva de crianças entre 0 e 6 anos. Arujá colocará em prática o projeto “Caminhos Brincantes”, programa que busca priorizar espaços públicos e serviços com foco na primeira infância. No Brasil, a Urban95 está sob a coordenação do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).
O projeto “Caminhos Brincantes” possibilita que as crianças saiam de suas casas até a escola em uma experiência educativa e divertida, encontrando elementos interativos que despertam curiosidade, criatividade e prazer em aprender. A proposta terá início com um piloto no bairro Mirante.
O local selecionado abrange três escolas, a CMEI Márcia Poli, a EMEIA Professor Celso Barroso e a EM Zilda Arns Neumann, totalizando uma média de quase 800 alunos alcançados. Trabalhando nesse entorno das unidades escolares, o objetivo é promover melhorias no trânsito, faixa de pedestre nos locais adequados e transformar as esquinas mais seguras para o embarque e desembarque das crianças, além dos espaços para se entreterem e brincarem antes e após o horário da aula. Em seguida, ao projeto piloto, ele será escalado para os outros bairros da cidade.
A primeira infância é a fase mais importante do desenvolvimento humano, pois é o momento em que o cérebro está mais suscetível a absorver os aprendizados. As experiências positivas nessa fase irão influenciar o desempenho acadêmico, a saúde e o bem-estar da infância e durante o decorrer da vida. A Prefeitura de Arujá mostra a preocupação e o zelo com os pequenos ao tornar este assunto uma política pública, investindo para que as crianças aproveitem a infância, crescendo de forma segura e lúdica.



