






A cidade de Arujá recebe, a partir desta segunda-feira (28) até sexta-feira (1º), um grupo com 40 professores e estudantes universitários da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Universidade de Santo Amaro (UNISA) e Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), que integram o Projeto Rondon, iniciativa de estudantes e professores universitários desde 1967, que visa promover a integração e o desenvolvimento humano para o fortalecimento da cidadania e da experiencia democrática por meio da atuação de universitários e a efetiva participação das comunidades de diferentes regiões do país.
Os rondonistas foram recebidos pelo prefeito Luis Camargo, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, além de secretários municipais, em uma recepção realizada no Parque dos Ipês.
Pela primeira vez no Alto Tietê, o Projeto Rondon em Arujá terá como foco ações voltadas principalmente à capacitação dos servidores públicos municipais, em temas como Primeiros Socorros, Acolhimento e Humanização, Atendimento a Crianças Atípicas e familiares, Técnicas de Plantio em Viveiros, entre outros.
Para o prefeito Luis Camargo, a vinda do Projeto Rondon representa um avanço importante para a cidade: “É uma alegria receber um projeto com tamanha relevância, que traz conhecimento, integração e cidadania. Arujá só tem a ganhar com a troca de experiências e a qualificação dos nossos servidores, que são a linha de frente no atendimento à população”, disse.
Durante a estada, os rondonistas, que ficarão alojados em prédio público do município, também participarão de atividades culturais, ações comunitárias e terão uma vivência profunda na realidade local, com visitas a pontos turísticos, atrativos naturais e comunidades do município.
O coordenador da operação em Arujá, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Lindberg Morais, reforçou a importância da parceria com o Poder Público e Instituições de Ensino Superior, promovida pelo Instituto Projeto Rondon, e a efetiva participação da sociedade. “A proposta do Projeto Rondon é gerar impacto positivo, tanto para quem recebe, quanto para quem participa. Os estudantes saem transformados dessa experiência e os municípios, gestores e munícipes, ganham com as ações práticas, que fortalecem a formação acadêmica e a qualificação da gestão pública ao mesmo tempo que promove e desenvolve as condições para o efetivo exercício da cidadania.”
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, também deu as boas-vindas aos participantes. “É uma honra para nossa cidade receber o Projeto Rondon. Ações como essa deixam um legado imensurável. Os rondonistas trazem conhecimento, empatia e uma nova forma de olhar para os desafios do serviço público e da comunidade.”
Participaram ainda da recepção o vice-prefeito Rodolfo Machado, secretários municipais, secretários-adjuntos e diretores das Secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Cultura. Turismo, Segurança Pública e Assistência Social, que também serão parceiros na execução das oficinas ao longo da semana.