
Menos de um ano e meio após a inauguração do Centro Avançado de Diagnóstico, localizado na UBS do Jardim Fazenda Rincão, a cidade de Arujá eliminou a fila de espera para exames de colonoscopia e endoscopia. A unidade, entregue pela Prefeitura em março de 2024, é a única com estrutura própria voltada a esses exames em todo o Alto Tietê. Nesse período, foram realizados mais de 2 mil procedimentos, contribuindo para o diagnóstico precoce de doenças e a ampliação do acesso à saúde da população.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a média de solicitações mensais para esses exames gira em torno de 230. Atualmente, cerca de 176 pacientes aguardam atendimento, número inferior à capacidade operacional do centro, que realiza até 20 exames por dia — o que permite suprir a demanda dentro do próprio mês.
O secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, destacou a importância do diagnóstico precoce no enfrentamento de doenças gastrointestinais, especialmente em um cenário de aumento na incidência de câncer. “Acelerando o diagnóstico, conseguimos iniciar o tratamento mais rapidamente e com mais eficácia. Arujá está preparada para oferecer essa resposta com agilidade à sua população”, afirmou.
Além do serviço realizado no município, Arujá ainda conta com cerca de 10 vagas mensais oferecidas pelo Governo do Estado em outras cidades da região. Nesses casos, a Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para garantir que os pacientes possam realizar o exame sem custos e com segurança.