Arujaense Samuel Alves vence concurso Jovens Solistas

O Arujaense Samuel Alves, de 20 anos, foi o grande vencedor do concurso Prelúdio 2022, programa da TV Cultura que revela jovens talentos da música clássica. Ocorrido no último domingo (4), o saxofonista ganhou como prêmio uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria.
Filho único de Adriana Alves, eles residem no Parque Rodrigo Barreto há 20 anos. A mãe conta que o jovem músico sempre teve o sonho de participar do concurso.
O Prelúdio 2022 aconteceu noTeatro B32 e teve ainda como finalistas os bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, Rafael Esparrell (clarinete) e Davi Costa (violino). O jovem executou a obra do compositor Alexander Glazunov Concerto para Saxofone e Orquestra (3º movimento).
Samuel Alves é aluno da EMESP Tom Jobim e estuda há 6 anos sob a orientação do professor Milton Vito. O jovem é também bolsista da Banda Jovem do Estado.
O ano de 2022 foi promissor para o aluno da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) Tom Jobim. Samuel Alves foi também o grande vencedor do concurso Jovens Solistas 2022 da Orquestra Sinfônica Estado de São Paulo (OSESP). Além do reconhecimento como instrumentista, o prêmio possibilitou que o jovem se apresentasse como solista à frente da OSESP, na Sala São Paulo, no último dia 13 de novembro.
“Para mim foi muita emoção, pois sempre acompanhava ele desde os 5 anos de idade. Lembrar início da musicalização na escola de música em Arujá e hoje vejo todo o esforço dele sendo reconhecido e uma emoção muito forte e não tenho palavras para agradecer a Deus por tudo”, ressaltou Adriana, salientando que os próximos passos de Samuel serão continuar tocando nas Bandas que toca atualmente e arrumar todas as documentações para começar os estudos em Budapeste, na Hungria.

EMESP Tom Jobim
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.

Compartilhar

Mais notícias

Após queixas de usuários, vereadores cobram empresa de Zona Azul

Após elevado número de queixas, os vereadores de Arujá se reuniram na tarde da úlitma terça-feira (7/3) com representantes da […]

Último encontro mensal de Antiguidades do ano promete trazer diversão e nostalgia para toda a família arujaense

No dia 16/11 (domingo), das 8h às 15h, a Praça do Coreto, no Centro, receberá um evento que, há dez […]

Pedra Fala recebe manutenção a pedido do vereador Divinei

Na última semana, a Rua José Rodrigues, localizada no Bairro Pedra Fala, em Arujá, recebeu serviços de manutenção e recapeamento. […]

Rede de conexões: AExpo Arujá vai reunir mais de 100 expositores em maio

A 1ª AExpo Arujá 2024, uma realização da Associação dos Comerciantes e Empreendedores de Arujá (ACEA) e que conta com […]