Câmara inaugura Escola do Legislativo com Aula Magna do Profº Mario Sergio Cortella

Um dos intelectuais mais prestigiados do País virá a Arujá, pela primeira vez, em 1º de junho

O professor de Filosofia Mario Sergio Cortella, um dos intelectuais mais prestigiados do País, estará em Arujá, pela primeira vez, no dia 1º de junho. Ele virá à cidade a convite da Câmara Municipal para participar da solenidade de inauguração da Escola do Legislativo.
O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado a partir das 18h, no auditório da PL (Avenida PL, s/nº).
Além de um presente para a cidade, que completará 171 anos em 8 de junho, a aula com o professor Cortella também será um evento solidário. Cada ingresso deverá ser trocado por 1kg de alimento não perecível.
As doações serão recebidas na Câmara de Arujá, de 17 a 26 de maio, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Tudo o que for arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do Município.
Também será disponibilizado transporte gratuito – ida e volta – até o local do evento. Os ônibus sairão, a partir das 17h, da rodoviária de Arujá.

Quem é Mario Sergio Cortella?
Mario Sergio Cortella é professor de Filosofia, Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) onde lecionou por 35 anos. Atualmente, dedica-se a palestras, cursos e conferências e tornou-se um dos intelectuais mais conhecidos do público brasileiro.
Nasceu em 5 de março de 1954 na cidade de Londrina (PR). É filho mais velho do bancário Antônio e da professora Emília Cortella.
Iniciou sua vida como docente em 1976 ao assumir a disciplina de Ética Social para o 4º ano de Ciências Sociais. No ano seguinte, é selecionado professor do Departamento de Teologia da PUC-SP para ministrar a disciplina Problemas Filosóficos do Homem Contemporâneo no Ciclo Básico.
Concluiu o Mestrado em Educação no ano de 1989 sob orientação do professor Moacir Gadotti. Nesse mesmo ano, integrou a equipe da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo na gestão da então prefeita Luiza Erundina. O titular da pasta era o professor Paulo Freire que, posteriormente, seria seu orientador no Doutorado.
Assumiu como titular a pasta em 1991, após decisão de Freire de sair da Prefeitura.

Livro
Seu primeiro livro foi lançado em 1988 – Descartes, a paixão pela razão.
É casado, pai de três filhos e avô.

Escola do Legislativo
Instituída por meio da Resolução nº 394/2023, a Escola do Legislativo tem como objetivo auxiliar na formação política dos cidadãos e das cidadãs de Arujá e na sua compreensão do papel e da atuação do Poder Legislativo na sociedade.
Também pretende se tornar espaço de aprendizado e aperfeiçoamento dos servidores públicos a fim de aprimorar a atuação e a prestação de serviço à população.
O projeto de Resolução nº 21/2023 de criação da Escola do Legislativo é de autoria do vereador Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho. A propositura foi aprovada por unanimidade na 91ª Sessão Ordinária, realizada em 24/03/2023, e tem como coautor o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB).

Cursos
Os cursos que serão ministrados na Escola do Legislativo serão gratuitos e abertos ao público. As aulas serão disponibilizadas à distância através do site da Câmara de Arujá, com emissão de certificado, em parceria com instituições públicas.
Toda a programação será divulgada posteriormente.

Homenageada
A ex-vereadora Ana Cristina Poli dará nome à Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Arujá. Atuou na Câmara por seis mandatos, sendo o primeiro na 8ª Legislatura no período de 1993 a 1996.
A Professora Ana Cristina Poli possui Licenciatura Plena em Matemática e em Pedagogia. Lecionou mais de 32 (trinta e dois) anos em Escolas Estaduais de Arujá durante os anos de 1983 a 2015 e Contabilidade Pública em Instituição de Ensino Superior.
Ao longo desses anos a homenageada se mantém atuante em ações e projetos que contribuem para o desenvolvimento da cidade e foi através de seu mandato que o município passou a ter a Delegacia da Mulher.
Grande apoiadora das causas sociais e após 17 anos se dedicando aos Lions Clube de Arujá foi empossada Presidente desta importante instituição em julho de 2022.

Compartilhar

Mais notícias

Itaquá ganha 13° ecoponto no bairro Estação

A Prefeitura de Itaquaquecetuba continua ampliando suas ações de combate ao descarte irregular e inaugurou, na última segunda-feira (4), o […]

Com mais de R$ 43 milhões destinados para Arujá ao longo dos mandatos, Lucena se destaca dentre os deputados

Reunindo um grande público vindo de várias cidades de São Paulo, o deputado federal Roberto de Lucena Roberto (Republicanos) lançou […]

Desfile ecológico acontece amanhã em Arujá

Uma ideia inovadora movimenta a Praça do Coreto neste domingo (04), a partir das 8 horas. É o Desfile Ecológico, […]

Prata da casa: atriz de Arujá integra elenco de musical estrelado por Miguel Falabella

A jovem atriz de Arujá, Mannu Silva, 12, está novamente integrando um grande musical. Desta vez ela está no elenco […]