1° Desfile Ecológico de Arujá inspira boas condutas ambientais

Veio das crianças e jovens de Arujá as melhores lições para o convívio harmonioso com o meio ambiente, pautado pela preservação ambiental e pelo uso consciente dos recursos naturais. Iniciativa da Prefeitura de Arujá, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal, o Desfile Ecológico ocorrido domingo (04), na Praça do Coreto, fez muito mais do que encantar com cores, música e inovação. O evento, que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado neste dia 5 de junho (segunda-feira), inspirou boas condutas ambientais, honrando a catalogação de Arujá como “Cidade Natureza”.
Também parte das festividades do Aniversário da Cidade, o evento surpreendeu com a Ecofanfarra de Arujá, que encheu o espaço com a música extraída por alunos da Escola Municipal Zilda Arns Neumann de instrumentos produzidos com material reciclável, sob a regência do maestro Ulisses Pedroso. O fim dos desperdícios, o consumo consciente, o descarte adequado do lixo, a sustentabilidade e tantos outros conceitos de preservação desfilaram junto com alunos de ginástica da rede municipal, vestindo fantasias ambientais. A Corte do Miss Arujá, acompanhada de Luiz Emidio, usou figurinos confeccionados com itens recicláveis, assim como a secretária do Meio Ambiente de Arujá, Andreia Assis. Aliás, alguns figurinos apresentados no evento foram assinados pelo estilista William Malagres.
O evento teve ainda apresentações dos Escoteiros da Cidade e da Guarda Mirim, além de atrações de outros municípios, como as renomadas Fanfarra Municipal de Atibaia (Fama), a Banda Marcial de Itaquá da Escola Estadual “Kakonosuke Hasegawa”, a Banda Sinfônica da Polícia Militar Estadual e a Orquestra Municipal de Santa Isabel. Houve ainda desfile da banda da Polícia Militar, de viaturas da Polícia Ambiental da PM e da Patrulha Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Arujá, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento de Trânsito do Município, do Corpo de Bombeiros e também da Cooperativa de Reciclagem de Arujá (CORA), parceira da Prefeitura e que levou seu caminhão de coleta de material reciclável à rua Monteiro Lobato, próxima à Praça do Coreto, na área central, onde aconteceram as apresentações.
O concurso de fantasias feitas de material reciclável foi disputado pelos cerca de 100 alunos das Escolas Municipais (EMs) “Marisa Aparecida Pendeza” (3° lugar), “Zilda Arns Neumann” (2° lugar) e dos Centros de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) do Barreto e do Mirante, que participaram dos desfiles. Os CCCAs conquistaram o primeiro lugar, avaliados por um corpo especial de jurados, com o tema “Lixo e Reciclagem Futurística”.
Durante o evento, os cerca de 2 mil espectadores também tiveram acesso aos estandes com atividades de Educação Ambiental e às Feiras Sustentável e do Microempreendedor, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico. A dupla Aliny e Sérgio fechou a programação com sucesso.
Prestigiado pelo prefeito Luis Camargo, pela primeira-dama Clau Camargo, pelo vice-prefeito Betinho, por secretários municipais, como a idealizadora do evento, Andreia Assis (Meio Ambiente), Elaine Gentil (Educação), Rogério da Padaria (Governo), João Romão (representando a Secretaria Municipal de Habitação), Leonardo Reis (Saúde), Renan Lucena (Turismo) e pelos vereadores Abelzinho, Divinei da Silva, Pastor Samoel Maia, Jean da Padaria, João Luiz, Reynaldinho e Cris do Barreto, o Desfile Ecológico sensibilizou o público para a urgência de mudar atitudes pela sobrevivência humana no planeta. Arujá recebeu ainda, no desfile, a presença do prefeito de Santa Isabel Carlos Chinchilla e do vereador Jorginho Capoeira, também do município vizinho. De secretários-adjuntos de Arujá compareceram Flavia Sanches e Marco Medeiros, ambos do Desenvolvimento Econômico, Bolinha de Esportes, Kiciana Mayo (Assuntos Jurídicos), Bruno do Prado e Juan Torres (Educação). Também representaram outras pastas Adão Vagner (Assistência Social), Pedro Bento (Cultura), Sara Dourado (Fundo Social de Solidariedade) e Caio Mello (Meio Ambiente). Cássio de Oliveira, consultor do Programa Município Verde Azul de Arujá (PMVA) atuou na coordenação dos desfiles, que teve como ponto alto a energia da bateria da escola de samba de São Paulo, Barroca da Zona Sul.
O prefeito Dr. Camargo parabenizou a todos e agradeceu a participação das bandas e grupos de cidades vizinhas e região. Ele enalteceu o resgate do título de Cidade Natureza e do orgulho de ser arujaense, lembrando que Arujá vive “tempos de conquistas”.
Em breve será, inclusive, inaugurado um Ecoponto (Ponto de Entrega Voluntária – PEV) no Parque Rodrigo Barreto, que vem somar diversas ações na preservação do meio ambiente, realizadas pela atual gestão, como a inauguração da Loja Vale Reciclar, que já coletou mais de 40 toneladas de material reciclável em parceria com a CORA, desde o início do seu funcionamento, além da entrega do caminhão para a coleta seletiva dos cooperados e da viatura da Patrulha Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente. “Ainda há muito por fazer, mas Arujá está, felizmente, caminhando rumo ao progresso e de cara nova. São tempos de conquistas”, pontuou o prefeito.

Compartilhar

Mais notícias

Arujá prepara mutirão para zerar fila de cirurgias via Cross

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prepara um mutirão de cirurgias, que terá início em […]

Bozzella destinou R$ 21,5 milhões em emendas para Arujá

O deputado federal Junior Bozzella (União Brasil), que esteve em Arujá na última quarta-feira (22), já destinou R$ 21,5 milhões […]

Câmara de Arujá prorroga inscrições para concurso público até 25/10

A Câmara Municipal de Arujá anunciou em seu Diário Oficial Eletrônico a prorrogação do prazo para inscrição em seu concurso […]

Luiz Fernando acompanha entrega de material esportivo adquirido com recursos de emendas impositivas

O vereador Luiz Fernando (PSDB) participou da entrega simbólica de materiais esportivos à Secretaria Municipal de Esportes de Arujá, na […]