Arujá acolhe especialistas de educação e finanças de 14 cidades

Encontro formativo, promovido pelo Condemat no Parque dos Ipês, abordou o Novo Fundeb, mecanismo essencial de financiamento da educação pública no País

O auditório do Parque dos Ipês, em Arujá, recebeu na última quinta-feira (03) secretários municipais e técnicos das áreas de Educação e Finanças dos 14 municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Promovido pela entidade, o encontro formativo foi conduzido pelo advogado especialista em Direito Educacional, Silvio Graboski, para apresentar e discutir o Novo Fundeb, mecanismo essencial de financiamento da educação pública no País.
A capacitação técnica, qualificação e aperfeiçoamento profissional dos servidores municipais, que integram as Câmaras Técnicas do Condemat, são o foco do acordo de cooperação celebrado com a Oficina Municipal pelo Consórcio que tem como vice-presidente o prefeito de Arujá, Luis Camargo, o Dr. Camargo. A parceria começou em 2021 com o Programa Melhoria da Educação, financiado pela Fundação Itaú Social. Em 2022, houve encontros técnicos dos profissionais da área de Finanças, com o apoio da Fundação Konrad Adenauer. O trabalho evoluiu para o atual convênio, firmado neste ano.
Entraram na pauta da atividade, realizada no Parque dos Ipês, a necessidade de integração dos trabalhos cotidianos da gestão da educação e da fiscalização tributária, e os desafios da equidade do novo Fundeb, além da elucidação do papel estratégico das prefeituras e do monitoramento e participação social na avaliação do bom uso dos recursos públicos da educação.
Representando a Prefeitura de Arujá, participaram do encontro os secretários municipais Elaine Gentil Baptista (Educação) e Caio César Vieira de Araújo (Finanças) que também coordena a Câmara Técnica de Finanças do Condemat.

Compartilhar

Mais notícias

PM impede roubo a Lojas Americanas de Santa Isabel

Ontem, 21 de julho, por volta das 10h25, a PM foi informada que um roubo estava em andamento nas Lojas […]

Polo Arujá da Anhembi Morumbi é eleito Melhor Universidade EAD da cidade em 2023

Entre os dias 16 e 21 de novembro deste ano, uma pesquisa de opinião pública promovida pela agência de marketing […]

Grupo Escoteiro Arujá realiza “educação escoteira”

Projeto Nacional idealizado pela União dos Escoteiros do Brasil aconteceu em Arujá no último dia 20 de maio, mais um […]

Desfile ecológico acontece amanhã em Arujá

Uma ideia inovadora movimenta a Praça do Coreto neste domingo (04), a partir das 8 horas. É o Desfile Ecológico, […]