Autoridades e população discutem segurança pública na reunião ordinária do Conseg

Membros do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), autoridades e população se reuniram na noite fria da última terça-feira, 13, para tratar de assuntos de segurança pública em mais uma reunião ordinária da entidade presidida por Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila. Dividiram a mesa de trabalhos com ele o secretário de Segurança de Arujá Washington Luís Beolchi Adami, o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), o 1º tenente PM Borgui, o investigador da Polícia Civil Rodrigo e as conselheiras tutelares Silandra Maria da Silva Santos e Humaitá Soares.
Vice-presidente do Conseg, o senhor Natal questionou as autoridades de como será a segurança no dia do pleito eleitoral que acontece no próximo dia dois de outubro. Os representes das polícias Militar e Civil responderam detalhando como será a operação. “Iremos certamente combater o crime eleitoral, fazer flagrantes entre outras ações. Esse é o nosso papel”, disse o investigador Rodrigo. Ele também aproveitou para responder ao questionamento do presidente do Conseg sobre o alto número de estupro de vulneráveis em Arujá no período de janeiro a julho desse ano. “Normalmente os estupros são cometidos pelos próprios familiares e quando envolve crianças nós na condição de policiais não podemos conversar com elas, essa tarefa cabe ao Conselho Tutelar”, explicou. Vale destacar que os dados obtidos no site da Secretaria Estadual de Segurança Pública não significam que todos os casos registrados envolvem apenas crianças. Está incluso também adultas incapazes.
Luiz Fernando falando em nome do Legislativo arujaense ressaltou a importância da população acompanhar a elaboração da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e dar sugestões. Comentou que recentemente foi realizada Audiência Pública na região do Jardim Emília sobre Plano Nacional de Mobilidade Urbana e que gostaria de ter representantes daquele bairro e adjacências na reunião do Conseg. “Trazer a população em geral para as reuniões do Conseg é um grande desafio para todos nós”, disse.
Convocadas para explicar o alto número de estupros de vulneráveis na cidade, as conselheiras tutelares Humaitá e Silandra informaram que fazem um outro tipo de levantamento e anualmente apresenta o relatório para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. “Nesse relatório são apresentados todos tipos de violações e todas as denúncias são mapeadas como, por exemplo, ameaça de morte”, explicou Humaitá acrescentando ainda que “Arujá é uma cidade bastante privilegiada, pois conta com o apoio de todos os órgãos de segurança”. Opinião compartilhada pela conselheira Silandra, a qual aproveitou a oportunidade para convidar a população para conhecer o verdadeiro trabalho do Conselho Tutelar. “É fundamental que a população conheça melhor o nosso trabalho. Estamos à disposição na nossa sede para recebê-los”.
O tenente Borgui falou logo em seguida e também explicou como será a conduta da PM no dia das eleições. Respondeu ao questionamento da reunião anterior sobre demora para atender ocorrências. “Existem prioridades como flagrantes, por exemplo. Por isso que às vezes a viatura demora a chegar, principalmente nos finais de semana onde a demanda é maior”. O PM também revelou que após a implantação das câmeras nos coletes dos policiais o número de abordagens caiu drasticamente.
Por fim o secretário de Segurança Washington fez uma explanação sobre o processo burocrático que existe para registro de Boletim de Ocorrência, justificando a demora nos atendimentos, principalmente quando existe prisão. No mais se colocou à disposição da população e órgãos de segurança locais para ajudar no que for possível para combater e diminuir a criminalidade em Arujá. A próxima reunião ordinária do Conseg acontece no dia 11 de outubro desse ano, véspera de feriado nacional.

Compartilhar

Mais notícias

Roubo seguido de sequestro em Santa Isabel termina com a prisão de suspeitos em Arujá

Uma noite de terror se transformou em alívio na manhã de ontem (01), para uma empresária de Santa Isabel, após […]

Crianças do CCCA de Arujá são premiadas por criatividade

Imagine um mundo em que o lixo se transforma em arte, onde a criatividade e a consciência ambiental caminham juntas. […]

Prefeitura lança programa ‘Desenvolve Arujá’ para gerar cerca de 10 mil empregos nos próximos anos

Foco na Geração de Emprego e Renda com a criação de cerca de 10 mil empregos nos próximos anos. Este […]

3º Prêmio Educação de Arujá homenageia professores

Na última sexta-feira (27), a Prefeitura de Arujá, pela Secretaria Municipal de Educação, realizou o 3º Prêmio EducAção de Arujá, […]