Autoridades e população se reúnem para discutir segurança pública durante reunião do Conseg

Na noite da última terça-feira, 09, autoridades e população se reuniram na Câmara Municipal de Arujá para discutir segurança pública em mais uma reunião ordinária do Conseg, entidade presidida por Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila. Além dele, também ocuparam a mesa de trabalhos o secretário de Segurança de Arujá Washington Luís Beolchi Adami, o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), os investigadores Gilvan e Dona Margarida, o capitão da PM Anderson Reis Pelegrine e o representante da OAB Dr. Elói Rodrigues de Ávila.
Representante do bairro Jacarandás o morador Natal cobrou para as próximas reuniões a presença de um representante do Conselho Tutelar para explicar o alto número de estupros ocorrido na cidade segundo estatísticas do Governo Estadual. Ele também pediu providências quanto à iluminação na Estrada dos Índios, além de ter pontuado ainda que em algumas residências não chega água de rua fornecida pela Sabesp. Outro representante do Jacarandás pediu uma atenção especial para a Rua dos Pinheiros que, segundo ele, está metade com asfalto e a outra metade sem. “Não tem acostamento, guard-rail, quando chove é um transtorno e isso acaba colocando a segurança dos moradores em risco. Até ônibus já caiu nessa rua, precisamos de um serviço melhor”, reclamou.

Arujá está pior que Itaquá
Um morador da Chácaras Copaco disse ter recebido ligação da assessoria do prefeito Luís Camargo para ter informações do que precisa ser feito no bairro. O morador voltou a reclamar da baderna que visitantes fazem no bairro, pois alugam chácaras nos finais de semana e feriados e abusam do som alto, palavras de baixo calão entre outras atrocidades. Reclamou que durante a noite as viaturas raramente comparecem quando chamadas para averiguações. “Nós temos que dormir com tampão nos ouvidos por conta do som alto, já teve morador que foi embora do bairro. Arujá está bem pior do que Itaquá. Aqui ninguém respeita a polícia. Precisamos de leis severas”, desabafou. O mesmo morador também elogiou a atual administração que tem feito o possível para melhorar a qualidade de vida da população.
Logo em seguida um morador do Parque Rodrigo Barreto usou a palavra para fazer elogios para a PM, Polícia Vivil e Guarda Municipal. “Todas as vezes que precisamos fomos muito bem atendidos, como por exemplo num caso recente onde os meliantes estavam construindo uma lombada numa determinada rua para dificultar a chegada da polícia. Ligamos e rapidamente os policiais chegaram e acabaram com a festa, obrigando-os a retirarem a lombada”, explicou.

A palavra das autoridades
O vereador Luiz Fernando respondeu a alguns questionamentos sobre os desserviços prestados pela Elektro. O parlamentar respondeu que a comissão formada e que viajou recentemente para Brasília-DF está cobrando providências junto à ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e se caso não tiverem respostas irão recorrer ao Ministério Público. “Precisamos reunir o maior número de documentos necessários e continuar insistindo junto aos órgãos competentes para que tenhamos uma solução o mais breve possível”. Luiz Fernando também respondeu sobre a falta de abastecimento de água no Jacarandás e prometeu cobrar a Sabesp para a viabilidade de extensão da rede de água.
O Dr. Elói se colocou à disposição do público para responder a vários questionamentos, como por exemplo sobre a perturbação do sossego na bairro Chácaras Copaco. “É necessário entrar com uma ação cível contra o morador que está causando o problema e aplicar o rigor da lei. Quando mexer no bolso ele certamente irá parar de causar transtornos”, ressaltou. Dr. Elói também pediu para que as polícias Militar e Civil e GCM também façam mais rondas pelo bairro, dentro do possível é claro.
O secretário de Segurança Washington Adami em resposta ao número alto de estupros esclareceu que a maior demanda acontece dentro da própria residência. Comemorou a aquisição de um veículo para a “Patrulha Maria da Penha” que permite melhor ação e acompanhamento dos casos contra as mulheres as quais agora também se sentem mais seguras em expor os seus problemas junto à Delegacia da Mulher no município. Prometeu exercer uma fiscalização maior no Copaco e justificou que “às vezes acertamos e às vezes também erramos, mas podem ter certeza que sempre fazemos o melhor possível para garantir a segurança da população”. Finalizou demonstrando enorme desejo de ter câmeras de segurança em todos os bairros da cidade e que dentro em breve o efetivo da GCM será aumentado em virtude do concurso público realizado recentemente.
Em nome da PM falou o capitão Pelegrine. Explicou que teve de se afastar das suas funções por cerca de 45 dias em virtude de problemas familiares. Em respostas aos debates naquela reunião o PM corrobou com o secretário de Segurança local ressaltando que a maior parte dos estupros acontece dentro da própria casa das vítimas. “Podem ter certeza que as ruas estão seguras”, garantiu. “Estamos fazendo muitas ações para diminuir a criminalidade, mas sabemos que ainda não é o suficiente e temos muito mais por fazer”. Pelegrine falou ainda da ação conjunta entre PM, Civil e GCM que resultou na prisão de vários meliantes no município, principalmente envolvendo o tráfico de drogas. E por fim convocou novamente a população para que participe em maior número das reuniões do Conseg. A investigadora Dona Margarida proferiu algumas palavras convocando a população para que não deixem de fazer as denúncias. “Nosso trabalho depende de vocês”.
Dito Maguila encerrou a reunião deixando uma mensagem para que os munícipes colaborem com os recenseadores do IBGE quando estes estiverem fazendo o trabalho de entrevistas, pois os números do Censo são importantíssimos para melhorias e destinação de verbas para os municípios brasileiros. A próxima reunião do Conseg acontece no dia 13 de setembro. Prestigiem!

Compartilhar

Mais notícias

Bozzella destinou R$ 21,5 milhões em emendas para Arujá

O deputado federal Junior Bozzella (União Brasil), que esteve em Arujá na última quarta-feira (22), já destinou R$ 21,5 milhões […]

Dealer Comunicação Visual: tudo o que você precisa para identificar sua empresa

Garantindo aos seus clientes qualidade, preço baixo e prazo de entrega, a Dealer Comunicação Visual oferece tudo o que você […]

Prefeitura de Arujá entrega revitalização da Biblioteca Municipal “Professora Alda Martins Soncini”

Na noite da última quinta-feira (11), a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou a cerimônia […]

Arujá Emprega e PAT disponibilizam novas vagas de emprego

A Prefeitura de Arujá informa que estão abertas novas chances de emprego em diversas áreas na cidade, por meio do […]