BuZum! encena “Perigo Invisível” em Arujá nesta terça-feira

Cia. possui 12 anos de atividades e percorre o país promovendo apresentações gratuitas de teatro de bonecos que contam com apoio do Instituto CCR e da CCR RioSP

É dentro de seus ônibus-teatro na estrada que a Cia. BuZum! dá vida a bonecos que levam a cultura popular brasileira, ricas histórias e possibilidades a um público infanto-juvenil que se diverte aprendendo. Depois de 12 anos de atividades, sua trupe segue, em 2023, mais uma programação cheia de diversão, alegria e ludicidade para diferentes regiões do país e gratuitamente!
Em Arujá, Santa Isabel e Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, o BuZum! apresenta o espetáculo “Perigo Invisível”, gratuitamente, nos dias 21, 22 e 23 de março, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e apoio do Instituto CCR, nas cidades atendidas pela CCR RioSP com os projetos sociais. As apresentações ocorrem em ginásios, quadras e pátios das escolas. Para este ano estão previstas 128 apresentações em 50 municípios, de oito estados do país (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).
Para Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, iniciar mais um ano com centenas de apresentações programadas, em diferentes regiões do país, é uma satisfação e uma alegria muito grande. “O propósito da cia. é percorrer o Brasil levando a magia do teatro de bonecos para crianças que, muitas vezes, nunca estiveram em uma sala de teatro. O BuZum! nasceu para promover a experiência do teatro para crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a construção do conhecimento e do aprendizado de forma lúdica”, conta a diretora.
“A CCR, por meio do Instituto CCR, busca expandir o acesso das pessoas à cultura e à educação. Por isso, apoiamos projetos como o BuZum!, que leva a magia do teatro para as crianças e realiza as apresentações de forma criativa, e possibilita que os conteúdos sejam trabalhados em salas de aula”, destaca Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.
Aprendizado fora e dentro da sala de aula
As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.
Sobre o espetáculo Perigo Invisível
O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos ou por não escovarem os dentes ou ainda por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Depois de alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.

SERVIÇO
BuZum! 2023 em Arujá – SP
Faixa etária: 03 a 11 anos.
Duração dos espetáculos: 20 minutos.
Espetáculo Perigo invisível
Data: 21 de março (terça-feira)
Local: Secretaria Municipal de Cultura – Praça da Juventude
Endereço: Estrada do Kondo, 56 – bairro Jardim Pinheiro – Arujá – SP
Horários das apresentações: MANHÃ: 9h; 9h40; 10h20; 11h – quatro sessões e TARDE: 13h30; 14h10; 14h50 – três sessões

Fotos: Lívia Simardi

Compartilhar

Mais notícias

Conseg realiza última sessão ordinária e fecha trabalhos de 2023

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) realizou sua última sessão ordinária do ano de 2023, encerrando seus trabalhos. O encontro […]

Bola de Vênus Sport de Arujá comemora três anos

Um café da manhã marcou a comemoração do aniversário de três anos da empresa de materiais esportivos Bola de Vênus, […]

Grupo Escoteiro Arujá realiza “educação escoteira”

Projeto Nacional idealizado pela União dos Escoteiros do Brasil aconteceu em Arujá no último dia 20 de maio, mais um […]

Estão abertas as inscrições para o prêmio ‘Mulheres de Negócios’

Promovendo a valorização das mulheres e de suas conquistas, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, […]