Câmara aprova Orçamento que prevê R$ 700 milhões para 2025

Os vereadores de Arujá aprovaram em 2ª discussão a peça orçamentária que estima as receitas e fixa as despesas do município, a LOA.
O Plenário Vereador João Godoy sediou uma Sessão de intenso trabalho na última segunda-feira (02/12). Durante a reunião, os vereadores aprovaram, em segunda discussão e votação, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025. Além disso, foram lidas, discutidas e aprovadas 122 emendas, entre elas aditivas, modificativas e impositivas.
De acordo com o governo municipal, o Orçamento aprovado para o ano que vem, através do Projeto de Lei nº 179/2024, é estimado em cerca de R$ 700 milhões. A LOA estima as receitas e fixa despesas para o município durante a vigência de um ano, com o objetivo de garantir maior transparência na gestão administrativa e melhorias na cidade.
Além dela, foram lidas e aprovadas em única discussão 122 emendas ao projeto de lei nº 179/2024. Cada vereador destinou ao Orçamento 639,6 mil em emendas impositivas, que juntas totalizam o valor de 9,5 milhões. Ademais, metade desse percentual deverá ser destinado aos serviços públicos de saúde, conforme o artigo 122-A da Lei Orgânica do Município.

Ordem do dia
A legislação que regulamenta os serviços de transporte individual de passageiros no município (Lei nº 2.464/2011) deve sofrer alterações com a aprovação do Projeto de Lei nº 270/2024. A proposta, aprovada em 1ª votação, prevê a mudança da categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos taxistas e motoristas de aplicativo. Atualmente, é exigida a categoria “C” que motoristas de aplicativo e taxistas, que agora poderão circular com a categoria “B”.
Em 1ª discussão, foi aprovada a denominação do CEU Cerejeiras de Cecilia de Mello Larini – Projeto de Lei nº 227/2019 – que contou com a aprovação de uma emenda modificativa ao projeto, em razão da nomenclatura do equipamento ter apresentado divergência – Emenda Modificativa nº 47.
Ainda foi discutido e aprovado em 1ª discussão o reconhecimento das artes marciais em caráter educacional e formativo – Projeto de Lei nº 165/2023. Na redação anterior do projeto, havia menção apenas ao Jiu-Jitsu e não contemplava todos os tipos de luta. Além disso, foi adicionada ao projeto a prática dessas atividades no currículo escolar optativo dos alunos da rede pública do município – Emenda Modificativa nº 933.
Foi aprovado em 1ª discussão o fomento municipal de empreendedorismo aos jovens e crianças de Arujá. Esse fomento será responsabilidade de ambos os Poderes: Legislativo e Executivo – Projeto de Lei nº 152/2022.

2ª Discussão
Foi aprovado na ordem do dia, em 2ª discussão, a mudança para o cadastro de motoristas de transportes escolares. O projeto de lei de autoria do vereador Luiz Fernando (PSD) suprime da Lei Municipal nº 2.298/2010 a documentação necessária para o cadastro desses trabalhadores. Também passa para o Executivo a competência de definir quais documentos serão obrigatórios.
O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 7/2024 também foi aprovado em 2ª discussão. A alteração foi feita para o prazo de fixação dos subsídios aos cargos do Poder Legislativo. Os subsídios passarão a ser fixados no ano anterior à legislatura que entrar em vigor.
E, em única discussão e votação, foi aprovada a concessão do título de cidadão arujaense a Lucio dos Santos Lima, mais conhecido como Cerol – Projeto de Decreto Legislativo nº 42/2024.

Leituras
Além da discussão dos projetos, foram lidas as respostas da Prefeitura aos requerimentos previamente encaminhados, oito projetos de lei e dois projetos de Decreto Legislativo.
Também foi lida uma moção de pesar, seguida de um minuto de silêncio em homenagem ao senhor Sebastião José de Paula, pai do ex-vereador de Arujá, Castelo Alemão, falecido no dia 28 de novembro.

Compartilhar

Mais notícias

Sessões Ordinárias retornam na próxima segunda

Com o fim do recesso parlamentar – conforme parágrafo único, art. 2ª, do Regimento Interno da Câmara – os vereadores […]

Casamento Comunitário, promovido pelo Fundo Social de Arujá, une 25 casais

Dia mais que especial para 25 casais de Arujá, que trocaram alianças na 2ª edição do Casamento Comunitário. Desenvolvido pelo […]

Câmara prepara rodada de palestras sobre saúde mental de idosos

A Câmara Municipal de Arujá realizará no próximo dia 26 de setembro, às 14h, um evento em alusão à Lei […]

SPMAR entrega cobertores para Arujá, Itaquaquecetuba e Poá

A Concessionária SPMAR concretizou mais uma fase da campanha Inverno Solidário 2023 com a doação de um lote de 150 […]