A Prefeitura de Arujá inaugurou no último sábado (16) o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II. A unidade da Secretaria Municipal de Saúde oferecerá assistência especializada em saúde mental, como atendimentos de Psiquiatria e Psicologia. Além disso, o CAPS também promoverá serviços de enfermagem, Assistência Social e oficinas terapêuticas de crochê, lãs e linhas, meditação, relaxamento, reiki e artes plásticas, e os pacientes poderão participar de grupos terapêuticos de horta, terapias de reeducação alimentar e frequentar aulas de atividade física.
Localizado na rua Bahia, 211, Jardim Planalto, o espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. As instalações do CAPS de Arujá incluem salas de Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Enfermagem, Recepção, refeitório e uma sala para materiais das oficinas terapêuticas. Essa composição de ambientes permitirá uma abordagem integrada e abrangente no cuidado e tratamento dos frequentadores.
Para o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, a entrega desse equipamento é sobre salvar vidas: “Todos nós sabemos que a saúde mental regula o restante do corpo, e entregar hoje esse equipamento para aquela pessoa que precisa, muitas vezes a gente salva a vida de uma pessoa, a gente salva uma família”, comentou o chefe do Executivo Municipal.
Já o secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, agradeceu a toda a sua equipe pelo empenho com a Saúde de Arujá e ressaltou o compromisso da gestão Camargo em cuidar das pessoas.
A unidade antes funcionava na rua Prestes Maia, 76, Vila Riman, e agora irá para este endereço no Jardim Planalto, que conta com duas salas de Psiquiatria, uma sala de oficina terapêutica, uma sala de enfermagem, uma recepção, um refeitório, uma sala de farmácia, um Depósito de Material de Limpeza (DML), uma sala de arquivo para prontuários e uma sala para materiais para as oficinas terapêuticas.
A unidade desempenhará um papel fundamental na promoção da saúde mental, oferecendo um ambiente acolhedor e diversificado para o bem-estar da população, que, em média, conta com 2.500 a 3000 atendimentos mensais nesta área.
Por fim, a Câmara Municipal, presente à solenidade de inauguração, lembrou o esforço dos profissionais da Saúde na condução da pandemia.
Mais notícias
Após queixas de usuários, vereadores cobram empresa de Zona Azul
Após elevado número de queixas, os vereadores de Arujá se reuniram na tarde da úlitma terça-feira (7/3) com representantes da […]
Em um ano, Itaquá investe R$ 65 milhões em obras em 12 regiões
A Secretaria de Obras de Itaquaquecetuba divulgou, nesta semana, um balanço que apresenta os trabalhos realizados ao longo de 2023. […]
Maiolino organiza mais uma edição do Futebol Solidário em Arujá
A Associação Doutores do Riso promoverá o Futebol Solidário 2022, jogo beneficente que tem como objetivo arrecadar recursos destinados a […]
Estão abertas as inscrições para o prêmio ‘Mulheres de Negócios’
Promovendo a valorização das mulheres e de suas conquistas, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, […]