A Prefeitura de Arujá ampliou em mais de 13 vezes o número de câmeras de segurança instaladas na cidade. Eram apenas 21, em 2020, contra as atuais 280. Para vigiar todas elas e adotar providências imediatas, já está funcionando a nova Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), batizada de Central de Operações Integradas (COI). Inaugurado na última segunda-feira (26), na sede da corporação (R. Rio de Janeiro, 95, Chácara São José), o moderno complexo opera 24 horas por dia, num trabalho conjunto da GCM e da Polícia Militar. Supervisionadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadã, as equipes monitoram as câmeras existentes em vias públicas, em prédios municipais, nas muralhas eletrônicas e nos radares.
O videomonitoramento é um eficaz instrumento de combate à criminalidade, porque permite atuação imediata das forças de segurança para coibir delitos e capturar suspeitos de ilegalidades. O investimento integra a agenda de atividades comemorativas do Aniversário do Município, em sintonia com os avanços consolidados na atual gestão para fortalecer a segurança. Para se ter ideia, a frota da segurança pública municipal mais que triplicou em relação ao total de 2020. São 18 viaturas ante as oito de três anos atrás. No mesmo período, o efetivo da GCM também cresceu de 51 integrantes para 76.
“A Central é mais um investimento da Prefeitura, que veio para somar na área da segurança, incluindo o Plano de Carreira a toda a nossa Guarda, que já entregamos na Câmara para debates”, adiantou o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, que inaugurou a COI, ao lado do secretário de Segurança, Washington Adami, de vereadores, de autoridades das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, das GCM de Arujá, Poá, Guarulhos e de São Paulo, entre outros.