
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, firmou uma importante parceria com a ONG Gerando Falcões para a implantação do projeto “As Maras” no município. A iniciativa , viabilizada por meio do Conselho dos Fundos Sociais do CONDEMAT + – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, que tem como coordenadora a presidente do Fundo Social de Itaquaquecetuba, Mila Boigues, visa promover a geração de renda e a emancipação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo coletivo, organização financeira e fortalecimento de lideranças locais.
Na última sexta-feira (1) Clau esteve no centro de distribuição da ONG, em Poá, onde foi recebida pelo CEO e fundador da organização, Edu Lyra. Na ocasião, Clau conheceu de perto o funcionamento dos programas sociais desenvolvidos pela rede, entre eles o “As Maras”, o “Decolar” e o programa de microcrédito solidário, que deve iniciar em breve.
O projeto “As Maras” será o primeiro a ser implementado em Arujá. A proposta é identificar lideranças femininas na cidade para estruturar grupos solidários com outras mulheres de sua comunidade. Juntas, essas mulheres receberão capacitação, escolherão os produtos que desejam comercializar e farão as vendas por meio de um aplicativo. O grupo elegerá uma presidente e uma tesoureira, abrirá uma conta conjunta e iniciará uma jornada de geração de renda.
Para Clau, a parceria com a Gerando Falcões representa um avanço significativo nas políticas de inclusão produtiva e empoderamento feminino na região. “Essa é uma oportunidade concreta de transformar realidades e ampliar o acesso à renda e à autonomia. Com o projeto “As Maras”, queremos fomentar a força empreendedora das mulheres arujaenses e dar a elas as ferramentas para que se tornem protagonistas das suas histórias”, afirmou.
Além do “As Maras”, outros programas da Gerando Falcões também estão no radar para futuras parcerias, como o “Decolar”, que já conectou cerca de 10 mil pessoas ao mercado de trabalho apenas neste semestre, e o microcrédito solidário, voltado ao fomento de pequenos negócios com acesso a crédito.
“Nós queremos integrar nossos projetos ao trabalho dos Fundos Sociais dos municípios do CONDEMAT + para criar uma trilha para que essas mulheres sejam atendidas, se desenvolvam e tenham um encontro com a dignidade humana e social”, afirmou o CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra.
Com a consolidação da parceria, Arujá e os 13 municípios que fazem alparte do CONDEMAT + passam a integrar a rede de cidades impactadas pelas ações da ONG, reconhecida nacionalmente por seus projetos de transformação social. A implantação do projeto está em fase de mobilização e as primeiras lideranças serão selecionadas nos próximos meses.