A Câmara de São José dos Campos recebeu, ontem (11/03), o lançamento do livro Vale Reciclar, de autoria da advogada e presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo. A obra apresenta a metodologia do programa implantado em Arujá, que alia reciclagem, geração de renda e mobilização comunitária, e já se consolidou como referência em inovação social no Estado de São Paulo. O evento contou com a presença dos vereadores da casa, Rafael Pascucci e Fabião Zagueiro; da secretária adjunta de Apoio Social ao Cidadão de São José dos Campos, Renata Paiva; os ex-prefeitos de Tremembé, Marcelo Vaquele e José Antonio; a ex-vereadora de Santo André, Dra. Marcia; o prefeito de Arujá, Luís Camargo; o vice-prefeito de Arujá, Rodolfo Machado, entre outras lideranças, que destacaram a relevância da iniciativa e manifestaram a intenção de levar o programa para São José dos Campos e região.
A obra foi inspirada no projeto implantado no município de Arujá, que promove impacto social por meio da reciclagem, geração de renda e mobilização comunitária, integrando princípios de inovação social e economia circular.
Na publicação, Clau apresenta a metodologia para a implantação do Vale Reciclar e destaca a trajetória do projeto em Arujá, que completou quatro anos no mês passado. Nesse período, o projeto permitiu que mais de 250 toneladas de materiais recicláveis deixassem de ir para o aterro, garantindo a preservação do meio ambiente, o fortalecimento da economia circular e incentivando a educação ambiental. A iniciativa se consolidou como um modelo sem custos para o município e, neste ano, ampliou seu alcance com a implantação da Loja Móvel, que descentralizou o serviço com um trailer itinerante, garantindo assim a participação de toda a população.
Durante o lançamento, as autoridades exaltaram o projeto. O vereador joseense Rafael Pascucci afirmou que conheceu o projeto de perto e destacou seu diferencial.
“Fui em Arujá conhecer o projeto presencialmente e é fantástico! A Loja Móvel é o diferencial, porque vai até outros bairros e amplia o acesso da população. Sou apaixonado pelo projeto e com certeza vamos abraçar e trazer para São José”, declarou.
O vereador Fabião Zagueiro também elogiou a autora e a iniciativa. “A Clau tem sensibilidade, compromisso e visão pública. O Vale Reciclar mostra como é possível transformar realidades com organização, propósito e muito trabalho. É um projeto que merece ser reconhecido e ampliado”, afirmou.
A secretária adjunta de Apoio Social ao Cidadão, Renata Paiva, ressaltou o impacto social da proposta.
“O Vale Reciclar é uma iniciativa inovadora que une educação ambiental e inclusão social, além de trazer valores fundamentais como solidariedade e cooperação, que fazem diferença no dia a dia das pessoas. É um gesto simples, mas com efetividade, que alcança todos os cidadãos”, destacou.
O lançamento em São José dos Campos simboliza a transformação do Vale
Reciclar em um legado coletivo, capaz de inspirar novas políticas públicas e multiplicar resultados na região do Vale do Paraíba.
“Projetos bons precisam ser compartilhados, porque não pertencem ao mandato, ao prefeito ou à primeira-dama; pertencem à população. É por isso que considero este livro tão importante. Ele eterniza uma iniciativa bem-sucedida e permite que ela chegue a outros municípios, inspire gestores e transforme ainda mais vidas. Fico muito feliz em ver São José dos Campos abraçando essa ideia. Vamos trazer, sim, essa boa prática para o município e construir juntos essa nova etapa”, destacou a autora, Clau Camargo.
A obra, patrocinada pelo Instituto Viva Arujá, teve tiragem impressa reduzida. O livro pode ser acessado gratuitamente no site: www.valereciclar.com.br.



