CONDEMAT+ participa do Caqui Inova com o Gov.Inova

Programa desenvolvido em parceria com o Sebrae Alto Tietê tem o objetivo de tornar as cidades mais inovadoras

A busca por fomentar a inovação nas cidades da região é uma das metas do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+), que participou nesta terça-feira (12) do Caqui Inova, ação promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Durante o lançamento do evento, o consórcio divulgou o programa Gov.Inova, iniciativa realizada em parceria com o Sebrae Alto Tietê.
O Gov.Inova foi responsável por detalhar a modalidade de compras públicas de inovação para técnicos das cidades do CONDEMAT+. Iniciado no começo do ano, a ação foi dividida em etapas que contemplaram a capacitação das equipes por meio de palestras, workshops e treinamentos. “Quando conseguimos entregar resultados, fomentamos e incentivamos os negócios, isso traz um legado e transforma a vida das pessoas. O Gov.Inova inaugura uma nova fase dentro do poder público e o programa atua de maneira cirúrgica, exatamente na qualificação e capacitação de nossos técnicos”, avaliou o secretário executivo do consórcio, Adriano Leite.
A meta do programa, além de estimular as compras públicas de inovação e incentivar a aproximação das administrações municipais e as startups, foi apresentar soluções para desafios propostos pelos municípios participantes. “Havia essa vontade de romper as barreiras nas compras públicas de inovação e começamos a fomentar essa história com o CONDEMAT+. Nos sentimos muito honrados por termos plantado essa semente, e de fato representar aquilo que o Sebrae tem, que é trabalhar pelo desenvolvimento econômico regional”, afirmou a gerente regional do Sebrae Alto Tietê, Gilvanda Figueirôa.
Na primeira etapa do Gov.Inova foram capacitadas nove cidades do consórcio (Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano). Na fase final, quatro municípios – Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Mogi das Cruzes – apresentaram seus desafios para que startups e empresas de tecnologia pudessem solucionar.
O Caqui Inova, que está em sua terceira edição, acontece no Pipa Hub (Rua Francisco Franco, 133, Centro, Mogi das Cruzes) até quarta-feira (14). O evento é correalizado com o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (Sebrae-SP; Sebrae for Startups; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes); Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), assim como as instituições de ensino Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Centro Universitário Braz Cubas e Fatec, além do Alto Tietê Valley).

Compartilhar

Mais notícias

Câmara aprova em 2ª votação Dia Municipal da Educação Legislativa

Os vereadores de Arujá aprovaram em 2ª e definitiva votação o Dia Municipal de Educação Legislativa, durante a sessão ordinária […]

Transporte coletivo de Arujá tem novo valor de tarifa desde 1º de janeiro

A tarifa do transporte coletivo municipal de Arujá foi reajustada a partir do dia 1º de janeiro de 2026. Conforme […]

Orçamento para Arujá deve superar R$ 590 milhões em 2024; documento foi aprovado com 26 emendas

O projeto de Lei nº 123/2023, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, foi aprovado por todos os […]

Audiência Pública debate plano para geração de emprego e renda em Arujá

Vereadores, prefeito, secretários municipais e munícipes reuniram-se na última terça-feira, 23, para debater em Audiência Pública o Plano Estratégico de […]