Escola Técnica Municipal de Empreendedorismo 4.0 completa 1 ano capacitando os jovens arujaenses

A Prefeitura de Arujá celebrou na última quarta-feira, o 1º ano de funcionamento da Escola Técnica Municipal 4.0, importante equipamento público, pensado para capacitar os arujaenses, facilitando sua entrada no mercado de trabalho e de olho na geração de emprego e renda. Com base na demanda das indústrias locais, captada logo no início do 1º ano da atual gestão, foram disponibilizados cursos de diversos segmentos, visando reter a mão de obra no município, e esse trabalho já rende frutos, pois recentemente Arujá bateu o recorde de Carteiras de Trabalho assinadas, com mais de 30 mil empregos formais gerados. E não pára por aí; só de 2021 até os dias de hoje foram mais de 4 mil postos de trabalho gerados.
Seguindo o propósito de qualificar arujaenses e, ao mesmo tempo, abastecer com mão de obra empresas e comércios locais, a Prefeitura de Arujá disponibiliza, por meio de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cursos de tecnologia e empreendedorismo, como: Power BI, Excel, Robótica, Auto Cad 3D, Ferramentas Online para Novos Empreendedores, Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem, entre outros.
A pré-inscrição para os cursos disponíveis pode ser realizada no site da Prefeitura.
O prefeito Dr. Camargo falou sobre o desafio de mapear as necessidades das indústrias e aplicar Políticas Públicas que mudassem o cenário: “Desde 2015, quando começamos a entender um pouco mais os problemas da cidade, íamos nas indústrias e víamos que a mão de obra era sempre de fora de Arujá. No início da gestão, eu, com o José Carlos (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico), visitamos 70 empresas para entendermos o porquê delas não contratarem mão de obra local, e a resposta era uma só: ‘falta de capacitação’. Por isso é importante que cada um que está aqui fazendo estes cursos saiba o motivo de estar aqui estudando, pois implementamos a Escola 4.0 visando isso”, frisou.
Desde que começou a funcionar, de segunda a sexta-feira, a Escola 4.0, localizada na avenida João Manoel, 393, Centro, aumentou em sete vezes a quantidade de alunos por dia (eram cerca de 25 há cinco meses atrás e, atualmente, são, em média, 175 diariamente). Vale destacar ainda que houve um aumento em larga escala no número de turmas e cursos, sendo que antes eram 12 turmas e hoje são 55, bem como antes eram 10 cursos e hoje são 30, ou seja, um aumento de 200% no número de cursos.
E os números não param de subir. Do início das operações, em 02 de setembro, ao aniversário do equipamento público, já foram diplomados mais de 830 alunos e, segundo a Administração Municipal, há a expectativa de que até o final deste ano (2023) o número de formados chegue a 1,5 mil, gerando assim mão de obra às empresas, que não precisam mais buscar candidatos em municípios vizinhos.
Também participaram da cerimônia de aniversário de 1 ano da Escola 4.0 o vice-prefeito Betinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Arujá, José Carlos Santos, e seu adjunto e também gestor da escola, Marco Medeiros, o secretariado municipal, bem como Marcia Mattos e Xerifinho (Jorge Wilson Filho, representando também o deputado federal Xerife do Consumidor), a Câmara Municipal, a equipe da unidade, representantes do Sebrae e do Instituto Federal de Tecnologia e alunos presentes.

Compartilhar

Mais notícias

Acusado de furtar farmácia é preso no Centro de Arujá

Um homem foi preso na tarde de ontem (14), na Avenida João Manoel, área central de Arujá, acusado de furtar […]

Arujá ganhará posto da Receita Federal; PAV funcionará no Fácil

O prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, trouxe mais uma boa notícia para Arujá. Na última quinta-feira (09), o […]

Vereadores aprovam contas de Luis Camargo do exercício de 2021

A Câmara Municipal de Arujá acatou o parecer exarado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) e […]

Servidora recebe moção de aplausos após conquistar prêmio do Itamaraty

“Gentil, brilhante e versátil são adjetivos que definem bem a servidora Camila Oliveira Santana, que há cinco anos se destaca […]