Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê discute luta por Casa da Mulher Brasileira

A Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê realizou, nesta quinta-feira (11/4), mais uma reunião estratégica com foco no fortalecimento e na ampliação das políticas públicas voltadas às mulheres da região.
Este foi o quarto encontro promovido pelo grupo, idealizado pela vereadora e presidente da Câmara Municipal de Arujá, Profª Cris do (PSD), e ocorreu na Câmara de Ferraz de Vasconcelos, com a participação da prefeita do município, Priscila Gambale (Podemos), da coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Ferraz de Vasconcelos, Juliane Gallo, e sob a organização da vereadora anfitriã do evento, Selma dos Santos (Republicanos).
A prefeita Gambale enalteceu a iniciativa das parlamentares e se colocou à disposição do grupo para auxiliar no que fosse necessário para agendas com representantes das esferas estadual e federal.
Um dos principais destaques da reunião foi a entrega de um ofício, em março, à deputada federal Soraya Santos, atual Procuradora Nacional da Mulher na Câmara dos Deputados. O documento solicita a destinação de recursos para a implantação da Casa da Mulher Brasileira (CMB) nos municípios do Alto Tietê, iniciativa fundamental para o acolhimento, proteção e promoção dos direitos das mulheres na região.
“A implantação da Casa da Mulher Brasileira na nossa região será um marco no enfrentamento à violência de gênero e no fortalecimento da autonomia das mulheres”, destacou a Professora Cris.
Outro ponto abordado foi a importância do fortalecimento da imagem pública da Frente Parlamentar Feminina, com estratégias de marketing político digital. As integrantes debateram a criação de vídeos colaborativos que resumem as reuniões e mostram os impactos das ações em cada município.
O Instagram da Frente (@frenteparlamentarfeminina_at) será utilizado como ferramenta oficial de divulgação. As parlamentares também foram incentivadas a compartilhar depoimentos pessoais, humanizando o trabalho e criando conexão com a população.
Para aumentar o engajamento com o público, estão previstas enquetes, quizzes e perguntas nos stories sobre temas relacionados à política, igualdade de gênero e ações regionais. A Frente também busca parcerias com veículos de comunicação locais para ampliar a visibilidade de suas iniciativas.

Balanço
Em pouco mais de três meses desde sua criação, a Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê já se consolidou como a primeira articulação regional entre vereadoras e primeiras-damas do Estado de São Paulo. A iniciativa tem servido de referência para outras regiões e foi mencionada em eventos estaduais voltados ao empoderamento feminino e à defesa da vida.
Dentre as conquistas, destaca-se a criação da Câmara Técnica da Mulher no CONDEMAT+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), que fortalece a formulação de políticas públicas com recorte de gênero.

Próximos passos
Durante a reunião, foram definidos os próximos passos da atuação da Frente, em parceria com o CONDEMAT+. O planejamento inclui ações conjuntas, definição de estratégias regionais e a construção de um calendário anual de eventos e encontros, que será divulgado em breve.
O encontro também reservou espaço para sugestões das parlamentares, que apresentaram propostas para novas pautas e projetos. Ao final, foi sugerida a data e local para a próxima reunião da Frente.
“Estamos construindo, de forma coletiva, uma rede de apoio e ação concreta em defesa das mulheres. Os resultados já são visíveis, e seguiremos avançando juntas”, concluiu a presidente do grupo, Professora Cris.

Compartilhar

Mais notícias

Prefeitura de Arujá marca presença no 1° Fórum da Mulher Paulista para discutir implementação de políticas públicas femininas

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria de Assistência Social, participou do 1° Fórum da Mulher Paulista, organizado pela […]

Câmara inaugura Escola do Legislativo com Aula Magna do Profº Mario Sergio Cortella

O professor de Filosofia Mario Sergio Cortella, um dos intelectuais mais prestigiados do País, estará em Arujá, pela primeira vez, […]

Arujá passa a contar com Atividade Delegada

Recentemente, a Prefeitura de Arujá, representada pelo prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, promulgou a Lei nº 3.623, de 03 […]

Assembleia de Deus Ministério Sansei comemora 7 anos

Com o propósito de espalhar o evangelho, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, a Assembleia de Deus Ministério […]