Guarda Mirim de Arujá forma 28 alunos e recebe 33 novos integrantes

O ginásio Habib Tannuri sediou a formatura de 28 Guardas Mirins de Arujá, assim como a homenagem a outros 50 alunos, que receberam medalhas por diversas atividades, e a entrega de fardas a 33 novos integrantes. A cerimônia, que não ocorre desde 2019 por conta da pandemia de Covid-19, foi conduzida pelo tenente da Elite Cívica, João Batista. A Guarda Mirim participa de todos os eventos da Prefeitura de Arujá, sejam inaugurações ou agendas tradicionais como o Ato Cívico de Aniversário de Arujá ocorrido no início de junho, dando um toque especial às solenidades municipais.
Parte da tradição arujaense, a Guarda Mirim foi instituída em 08 de maio de 1986, quando Hélio Rosa, que foi funcionário público desde 1974 e serviu o Exército chegando a 3º sargento, assumiu o comando. Hélio passou a dar nome ao espaço da Guarda Mirim, no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), após ser vítima de Covid-19, em 04 de junho de 2020. A homenagem resulta da aprovação do projeto (293/2020), de autoria do vereador Abelzinho e da ex-vereadora Ana Poli, sancionado pelo prefeito Luis Camargo, o Dr.Camargo, e transformado na Lei Municipal nº 3358/2021.
Foco de um programa social da Prefeitura de Arujá, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, os guardas mirins são instruídos no CCCA, antigo Pró-Menor. O próprio tenente da Guarda Mirim, João Batista, foi um dos alunos do grupo. Formou-se aos 13 anos, após entrar para a Elite Cívica em 1989. Ele assinalou que a efetivação do evento, suspenso há quatro anos pela pandemia, é a realização de um sonho. “A Guarda Mirim possui por finalidade auxiliar no desenvolvimento e crescimento dos jovens do Município de Arujá, visando a disciplina e responsabilidade, e prepará-los para a sociedade”, sintetizou o comandante da guarda, que também é o mestre de cerimônias oficial da Prefeitura. Desenvolve esta função com extrema competência e dedicação.
A secretária-adjunta de Assistência Social, Juliana Daniel, relembrou os recentes investimentos da administração municipal no setor de segurança pública, pelo projeto Arujá +Segura, como a criação do Centro de Operações Integradas (COI), aumento da frota de veículos da GCM e a instalação de câmeras de monitoramento pelo Município. “A Elite Cívica representa um símbolo poderoso, de comprometimento, responsabilidade e oportunidades. Desde o início desta jornada, testemunhamos o crescimento de muitos jovens e a transformação de suas vidas. Cada um deles demonstrou coragem, determinação e a vontade de fazer a diferença em nossa Cidade”. Em mensagem ao público do evento realizado neste domingo (02), ela destacou: “Vocês são verdadeiros agentes de mudanças, sigam em frente inspirando outros e sejam a diferença que desejam ver no mundo”.
Também participaram da cerimônia o secretariado, representantes da Câmara Municipal, de entidades arujaenses, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Corpo de Bombeiros, além de familiares e amigos dos formandos.

Compartilhar

Mais notícias

Prefeitura de Arujá irá entregar uniformes e kit escolar para todos os alunos da rede municipal no primeiro dia de aula

As aulas na rede municipal de ensino retornam no dia 6 de fevereiro e a Prefeitura de Arujá irá entregar […]

Campanha de Doação de Sangue será realizada em Arujá a partir do dia 26 de julho

Será realizada nos dias 26 a 29 de julho, em Arujá, a 17ª Campanha de Doação de Sangue promovida pelo […]

Aniversário de Arujá terá Alok e vários artistas; programação começa dia 8 com Gian e Giovani

A Prefeitura de Arujá anunciou no último final de semana, as atrações que farão parte das comemoações do aniversário de […]

Parceria Senai, Prefeitura de Arujá e Visual oferece curso de soldador

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura, Senai e a empresa Visual, realiza curso de Soldador […]