Homenagem da Câmara ao rapper Tomé de Araújo comove público e marca a primeira sessão do mês

Uma homenagem prestada ao artista arujaense Marcos Tomé de Araújo, mais conhecido como Tomé, comoveu o Legislativo arujaense e o público presente durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (06). Tomé, falecido em 26 de dezembro de 2018, em decorrência de uma leucemia, concederá seu nome à praça de eventos locada na Avenida PL, através da iniciativa conjunta de Cris do Barreto (PSD) e Reynaldinho (PTB).
Descrito por familiares e amigos próximos como uma pessoa sonhadora, criativa e talentosa, Marcos Tomé de Araújo, filho de Celeste de Araújo e Edilson Batista, nasceu em 09 de agosto de 1996, na cidade de Arujá. Com o nome dado em homenagem ao avô materno, Tomé José de Araújo, o artista descobriu, aos 17 anos de idade, a sua grande paixão pelo rap – e aos vinte, três anos depois, a doença que o separaria de seu sonho.
Com um prognóstico de 15 dias de vida, Tomé lutou contra a leucemia por dois anos e, entre internações, tratamentos e períodos curtos de remissão da doença, ressignificou seu sentido de viver: até os 22, o rapper compôs diversas músicas com seu irmão, Mathias MC, e o coletivo de rap o qual integravam, o CLE Máfia, se casou e deixou um filho, Benício, na época de sua morte, recém-nascido.
Vereadora autora da moção, Cris do Barreto, se comoveu em tribuna ao relembrar os momentos vivenciados na companhia de Tomé – com o qual a parlamentar, juntamente de sua família, mantinha relação próxima. “Quando ele passou por esse processo, todo mundo próximo a ele sofreu junto. E no dia 26 de dezembro, quando o perdemos, um pedaço de nós se foi junto com ele”, lamentou.
Cris ainda pontuou que sente gratidão em eternizar o nome do artista: “Para todos aqueles que, um dia, lerem o nome de Tomé e tiverem a curiosidade de saber quem ele foi, conhecerão um jovem que deixou um lindo legado na história da música e da arte de nossa cidade.”

Ordem do Dia
Ainda na Ordem do Dia, outros quatro projetos foram apreciados em plenário.
Os parlamentares acataram e aprovaram, em 2ª Discussão e votação, o PL nº 212/2023, que institui um programa de Educação para o Trânsito nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, de autoria dos vereadores Abelzinho (PL) e Samoel Maia (Republicanos) e o PL nº 145/2023, que altera a quantidade de cargos efetivos pertencentes à administração da Secretaria de Finanças, de autoria do Poder Executivo.
Em 1ª Discussão e Votação, o PL nº 140/2023, que dispõe sobre a ampliação de vagas dos empregos públicos de Assistente Jurídico, Cozinheiro e Servente na Secretaria de Assistência Social, foi aprovado junto a uma Mensagem Aditiva – votada em única discussão.

Aplausos e apoio
O plenário prestigiou, durante a Sessão, os atletas e professores do projeto Social Judô Kishida, pela classificação dos alunos Davi Lomeu e Murilo Muniz para o Campeonato Brasileiro de Judô em Curitiba, estado do Paraná. A proposta (Moção nº 206/2023), de autoria do presidente da Casa, Abelzinho (PL), e do vereador Genilson Moto (PT), foi aprovada pela totalidade dos parlamentares.
O vereador Samoel Maia ainda propôs uma Moção de Apoio (nº 221/2023) ao Deputado Federal Marcelo Crivella, referente à PEC que prevê a isenção de impostos para templos religiosos, obras de prestação de serviços, creches, asilos e comunidades terapêuticas. A iniciativa foi acatada por 13 votos favoráveis.

Leitura
Duas Emendas ao Projeto de Lei Complementar nº 13/2023, de autoria do vereador Luiz Fernando (PSDB) foram lidas e seguem em tramitação nas Comissões Permanentes da Casa: a Emenda Modificativa nº 789, que possibilita parcelamento do crédito tributário em até 60 parcelas, e a Emenda Aditiva nº 788, que acrescenta imunidades tributárias ao PLC.
Por fim, o plenário ainda encaminhou 28 indicações e aprovou cinco requerimentos.

Compartilhar

Mais notícias

Câmara prorroga prazo de inscrições para seleção de novos estagiários

A Câmara de Arujá prorrogou até a próxima segunda-feira (7/7), ao meio-dia, o prazo de inscrições e realização de prova […]

Festival Literário ocorre na Praça do Coreto até o próximo dia 15

O Festival Literário começou nesta semana e promete entreter os amantes da literatura brasileira. A Secretaria Municipal de Cultura organizou […]

Com 60 vagas, inscrições para o Bolsa Trabalho encerram na terça; auxílio é de R$ 540

Serão encerradas na próxima terça-feira (19), as inscrições para o Bolsa Trabalho, programa do governo estadual que está com 60 […]

Casamento Comunitário, promovido pelo Fundo Social de Arujá, une 25 casais

Dia mais que especial para 25 casais de Arujá, que trocaram alianças na 2ª edição do Casamento Comunitário. Desenvolvido pelo […]