Homenagem da Câmara ao rapper Tomé de Araújo comove público e marca a primeira sessão do mês

Uma homenagem prestada ao artista arujaense Marcos Tomé de Araújo, mais conhecido como Tomé, comoveu o Legislativo arujaense e o público presente durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (06). Tomé, falecido em 26 de dezembro de 2018, em decorrência de uma leucemia, concederá seu nome à praça de eventos locada na Avenida PL, através da iniciativa conjunta de Cris do Barreto (PSD) e Reynaldinho (PTB).
Descrito por familiares e amigos próximos como uma pessoa sonhadora, criativa e talentosa, Marcos Tomé de Araújo, filho de Celeste de Araújo e Edilson Batista, nasceu em 09 de agosto de 1996, na cidade de Arujá. Com o nome dado em homenagem ao avô materno, Tomé José de Araújo, o artista descobriu, aos 17 anos de idade, a sua grande paixão pelo rap – e aos vinte, três anos depois, a doença que o separaria de seu sonho.
Com um prognóstico de 15 dias de vida, Tomé lutou contra a leucemia por dois anos e, entre internações, tratamentos e períodos curtos de remissão da doença, ressignificou seu sentido de viver: até os 22, o rapper compôs diversas músicas com seu irmão, Mathias MC, e o coletivo de rap o qual integravam, o CLE Máfia, se casou e deixou um filho, Benício, na época de sua morte, recém-nascido.
Vereadora autora da moção, Cris do Barreto, se comoveu em tribuna ao relembrar os momentos vivenciados na companhia de Tomé – com o qual a parlamentar, juntamente de sua família, mantinha relação próxima. “Quando ele passou por esse processo, todo mundo próximo a ele sofreu junto. E no dia 26 de dezembro, quando o perdemos, um pedaço de nós se foi junto com ele”, lamentou.
Cris ainda pontuou que sente gratidão em eternizar o nome do artista: “Para todos aqueles que, um dia, lerem o nome de Tomé e tiverem a curiosidade de saber quem ele foi, conhecerão um jovem que deixou um lindo legado na história da música e da arte de nossa cidade.”

Ordem do Dia
Ainda na Ordem do Dia, outros quatro projetos foram apreciados em plenário.
Os parlamentares acataram e aprovaram, em 2ª Discussão e votação, o PL nº 212/2023, que institui um programa de Educação para o Trânsito nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, de autoria dos vereadores Abelzinho (PL) e Samoel Maia (Republicanos) e o PL nº 145/2023, que altera a quantidade de cargos efetivos pertencentes à administração da Secretaria de Finanças, de autoria do Poder Executivo.
Em 1ª Discussão e Votação, o PL nº 140/2023, que dispõe sobre a ampliação de vagas dos empregos públicos de Assistente Jurídico, Cozinheiro e Servente na Secretaria de Assistência Social, foi aprovado junto a uma Mensagem Aditiva – votada em única discussão.

Aplausos e apoio
O plenário prestigiou, durante a Sessão, os atletas e professores do projeto Social Judô Kishida, pela classificação dos alunos Davi Lomeu e Murilo Muniz para o Campeonato Brasileiro de Judô em Curitiba, estado do Paraná. A proposta (Moção nº 206/2023), de autoria do presidente da Casa, Abelzinho (PL), e do vereador Genilson Moto (PT), foi aprovada pela totalidade dos parlamentares.
O vereador Samoel Maia ainda propôs uma Moção de Apoio (nº 221/2023) ao Deputado Federal Marcelo Crivella, referente à PEC que prevê a isenção de impostos para templos religiosos, obras de prestação de serviços, creches, asilos e comunidades terapêuticas. A iniciativa foi acatada por 13 votos favoráveis.

Leitura
Duas Emendas ao Projeto de Lei Complementar nº 13/2023, de autoria do vereador Luiz Fernando (PSDB) foram lidas e seguem em tramitação nas Comissões Permanentes da Casa: a Emenda Modificativa nº 789, que possibilita parcelamento do crédito tributário em até 60 parcelas, e a Emenda Aditiva nº 788, que acrescenta imunidades tributárias ao PLC.
Por fim, o plenário ainda encaminhou 28 indicações e aprovou cinco requerimentos.

Compartilhar

Mais notícias

Em dois anos, Sala do Empreendedor chega à marca de 6,8 mil atendimentos

Atuando como instrumento de desburocratização, proposta pela administração municipal, a Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Prefeitura de Arujá, […]

Dê um up na sua casa e aproveite as ofertas da “black november” da Decor Colors Arujá

Se você está procurando dar um upgrade no visual da sua residência ou de seu negócio para as festas de […]

CCR RioSP e Instituto CCR fazem campanha para pedestres em Arujá com apoio do Departamento de Trânsito da cidade

A CCR RioSP e o Instituto CCR, em parceria com o Projeto Help e o Departamento de Trânsito de Arujá, […]

Conseg realiza primeira reunião de 2024

Na noite do último dia 20 de fevereiro, o Conseg de Arujá realizou sua primeira reunião ordinária, presidida por Dito […]