Itaquá inaugura instalação artística que une paisagismo e segurança alimentar na próxima terça (22)

Programa Jardins Comestíveis é uma Iniciativa da Ong Dia da Terra

Na próxima terça-feira (22), às 9h, o Parque Ecológico Mário do Canto de Itaquaquecetuba celebra o Dia da Terra com o lançamento do programa Jardins Comestíveis. A criação artística diretamente na natureza une princípios agroflorestais para produzir alimentos de qualidade e inclui atividades voltadas à mobilização da comunidade, além de empreendedorismo social, com foco na geração de renda.
O programa é idealizado pela Ong Dia da Terra, em parceria com o artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, e chega ao parque com o patrocínio da EDP, realização da Brazimage e do governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e com o apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, e do Instituto EDP.
A abertura da instalação ao público acontece a partir do dia 29 de abril com a realização de oficinas e vivências em técnicas agroflorestais. “Convidamos a população para conhecer e interagir com a obra, respeitando o espaço e as recomendações dos profissionais. O programa é importante para a cidade e trará muitos benefícios”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
A obra de arte no formato de uma árvore está instalada dentro e ao redor da EMEB Vereador Augusto dos Santos, com uma intervenção urbana de 1.200 m² do artista Jean Paul Ganem, em parceria com Iuri Timoner, agroflorestor e educador ambiental. Ela é composta por 100 espécies, a maioria comestíveis, sendo que 50 se tornarão hortas e no futuro uma floresta que alimenta.
A existência da escola foi a grande fonte de inspiração do artista para o projeto. “A árvore é um símbolo poderoso, é fonte de vida e a raiz dela está do lado da escola. Me fez refletir sobre a importância de educarmos as crianças para que estabeleçam um relacionamento saudável com a natureza”, destacou.
O espaço também funciona como um laboratório de estudo e pesquisa. Neste mês, serão realizadas oficinas para a comunidade voltadas à ecogastronomia. As inscrições para as aulas, que acontecem entre 29 de abril e 5 de junho, no Banco de Alimentos, estão abertas e vão até o dia 22.
Durante o curso, os participantes aprenderão práticas focadas em alimentação saudável e sustentável, com ênfase na utilização de produtos cultivados nos jardins da comunidade. Além de promover a autossuficiência alimentar e a geração de renda, o curso, financiado pelo Instituto Bia Rabinovich, oferece uma experiência prática no preparo de conservas e outros produtos. Os alunos receberão certificado, um kit com caderno de receitas e uma mini horta para cultivar.
“Mais do que um jardim, vamos entregar um espaço vivo de aprendizagem, saúde, beleza e pertencimento. O programa representa a essência do Dia da Terra: regenerar o solo e os vínculos entre pessoas, natureza e territórios. É uma honra ver Itaquaquecetuba se tornar referência nesse movimento com o apoio da EDP, da prefeitura e de tantos parceiros comprometidos com um futuro mais justo, verde e coletivo”, finalizou Mozart Mesquita, diretor executivo da Ong.

Compartilhar

Mais notícias

1ª agência do INSS do estado com energia solar é de Arujá e a população já pode chamar de sua

“Arujá agora, finalmente, tem uma agência do INSS para chamar de sua!”. Foi com esta frase que a Prefeitura de […]

Deputado André do Prado é diplomado para o quarto mandato na Alesp

O deputado estadual André do Prado foi diplomado nesta segunda-feira (19/12), pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em […]

Câmara encerra 2ª edição do projeto Vereador Mirim

Vereadores, professores e pais prestigiaram a Sessão Especial para discussão e votação de cinco projetos de Lei elaborados pelos estudantes […]

Com inauguração de 5º CEIC, Prefeitura de Arujá afirma que zerou fila de espera por creche integral

A Prefeitura de Arujá entregou na última quarta-feira (05) o 5º Centro de Educação Infantil Conveniado (CEIC), pouco mais de […]