Itaquaquecetuba registrou a queda de 47,59% em casos de dengue no período de um ano. Dados levantados pela Secretaria de Saúde apontam que a cidade teve 353 casos de dengue de janeiro a outubro de 2022, número que caiu para 185 casos no mesmo período deste ano. Uma queda de 47,59%.
A baixa nos números é atribuída às ações assertivas e inovadoras desenvolvidas pela pasta ao longo do ano. As iniciativas de prevenção contínua contra a dengue e outras arboviroses circulam pelos bairros por meio dos ciclos do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), além de inspeções contínuas de pontos estratégicos com o “Bloqueio e Casa a Casa”, que fiscaliza casas, terrenos baldios e abandonados.
“O combate à dengue é uma pauta contínua em Itaquaquecetuba. A Secretaria de Saúde segue firme com as ações de conscientização e fiscalização nos bairros com o objetivo de zerar o número de casos. O trabalho continua”, disse a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini.
Para fortalecer os trabalhos, os agentes de saúde desenvolveram uma abordagem proativa, com inspeções regulares em pontos que possuem maior número de registros de casos e que também são considerados viciados. As ações desempenham papel fundamental na luta diária contra as arboviroses.
“A administração reitera seu compromisso com a saúde pública e o combate à dengue é uma delas. Ter esse índice tão expressivo de queda simboliza não apenas que o trabalho está sendo bem feito, mas que vai continuar até que consigamos zerar os casos”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Prevenção
Além das ações já desempenhadas pela Secretaria de Saúde, a pasta reforça a importância das medidas de prevenção que devem ser tomadas pelos munícipes, como a atenção redobrada aos recipientes que possam acumular água e pneus. Também é fundamental manter caixas d’água fechadas e o quintal sem acúmulo de folhas ou lixo.
Fotos: Dayane Oliveira