Legislativo discute independência financeira de mulheres e presta homenagem a lideranças femininas

A Câmara de Arujá celebrou o 8 de março – Dia Internacional das Mulheres – com Casa cheia, homenagens a lideranças femininas da cidade e uma reflexão sobre a relação entre mulheres e finanças, e como a falta de controle sobre o dinheiro afeta especialmente a vida delas.
O evento teve a participação especial da empresária Julieth Mello, que apresentou a palestra Elas que Lucrem a um público formado, majoritariamente, por mulheres e que lotou o Plenário Vereador João Godoy na tarde de sexta-feira.
Julieth expôs a necessidade de as mulheres superarem o medo de falar sobre dinheiro e investirem em estudo e conhecimento para conquistar sua autonomia financeira. “Problemas com dinheiro é uma das principais causas do fim dos relacionamentos, e a dependência financeira faz com que mulheres permaneçam em relações abusivas”, explicou.
Ao contar sobre sua infância, Julieth afirmou que falar sobre dinheiro é difícil para muitas pessoas. Ela listou ditados populares, como “O dinheiro não traz felicidade” ou “Ganhar dinheiro é difícil”, como crenças que limitam ou impedem mulheres de lidar com suas finanças.
Ao longo da explanação, a empresária chamou a atenção para o aspecto emocional das finanças – “49% das mulheres compram por impulso” – e da falta de planejamento como causas do endividamento e descontrole financeiro.
Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) citada por Julieth aponta que problemas com dinheiro e dívida afetam a produtividade e o equilíbrio emocional das pessoas.
Para a empresária, falar sobre finanças para o público feminino é mais do que um trabalho, é um propósito. “Espero que tenha conseguido plantar uma sementinha aqui”, finalizou.
Autoridades
O evento de 8 de março na Câmara foi conduzido pelo presidente do Legislativo arujaense Gabriel dos Santos (PSD). Ele compôs a Mesa com o prefeito Luis Camargo (PSD), a presidente do Fundo Social, Clau Camargo, a vereadora e Procuradora Especial da Mulher, Profª Cris do Barreto (PSD), a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Flávia Sanches, o presidente emérito da Câmara, Genésio Severino da Silva, e a delegada da Delegacia da Mulher, Regina Campanelli.
Em sua fala, o prefeito ressaltou as políticas públicas implementadas pela administração para o enfrentamento à violência contra as mulheres e fez um apelo à educação para que “ensinem na sala de aula o respeito às mulheres”.
O Chefe do Executivo defendeu a emancipação e a ampliação da representação feminina nos espaços de poder e decisão. “Precisamos mobilizar as mulheres para entrar na política, pois a política é a única forma de verdadeiramente promovermos o bem-estar das pessoas e o empoderamento feminino”, destacou
Única vereadora da Casa de Leis, Cris do Barreto também reforçou a fala do prefeito e destacou a importância de Arujá eleger mais representantes femininas. “Fomos apenas 11 mulheres vereadoras ao longo da história de nossa cidade”. A parlamentar ainda relembrou a criação da rede de proteção às mulheres e disse que “se sente homenageada ao homenagear outras mulheres”.
O vereador João Luiz (PSD) falou em nome dos vereadores e recordou fatos históricos que marcaram a luta das mulheres, entre os quais, o incêndio na fábrica de Nova Iorque e a Revolução Russa. Ele parabenizou o presidente da Casa pela iniciativa, ressaltou a presença de ex-vereadoras e encerrou o discurso dizendo que “o dia das mulheres deve ser celebrado hoje e sempre”.
Clau Camargo, presidente do Fundo Social, garantiu que “a administração está comprometida com o direito das mulheres e investindo em capacitação”. “Hoje é um dia de celebrar conquistas e homenagear as pioneiras”.
Também participaram do evento os vereadores Divinei (PL), Renan de Arujá (PODE), GCM Uelton (PSDB) e Vinícius Pateta (Rede).

Homenageadas
Um dos momentos mais marcantes da atividade foi a entrega do Título de Mulher Cidadã a 16 mulheres de destaque nos mais diversos segmentos da sociedade.
Foram elas: Andréia do Carmo, Ariane Barbosa, Clau Camargo, Cristiane Araújo Pedro, Elaine Gentil, Gláucia Gabriela Librelon Hishmeh, Ifigênia Maria Luiz de Oliveira, Lindalva Santos Bezerra, Lindinei Ariaco Santana, Márcia Isabel Barbosa Neves, Maria José de Souza Nunes, Maria Viana Sevério, Regina Campanelli, Sidneia Cristo Kineipe da Costa, Solange Arthur Nascimento Veiga e Soraia Maria Garcia Nasser.

Compartilhar

Mais notícias

Loja ‘Vale Reciclar’ busca parceiros para ampliar benefícios aos munícipes

Inaugurada no início de 2022, a loja “Vale Reciclar”, do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, demonstra a preocupação da […]

Câmara encerra 2ª edição do projeto Vereador Mirim

Vereadores, professores e pais prestigiaram a Sessão Especial para discussão e votação de cinco projetos de Lei elaborados pelos estudantes […]

1° Desfile Ecológico de Arujá inspira boas condutas ambientais

Veio das crianças e jovens de Arujá as melhores lições para o convívio harmonioso com o meio ambiente, pautado pela […]

Maiolino organiza mais uma edição do Futebol Solidário em Arujá

A Associação Doutores do Riso promoverá o Futebol Solidário 2022, jogo beneficente que tem como objetivo arrecadar recursos destinados a […]