Região do CONDEMAT+ ganha Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência

Unidade tem 20 vagas para atender municípios e é a primeira no modelo regional

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) dá mais um importante passo nas políticas públicas para as mulheres com a implantação do Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência – Casa Abrigo. Já em funcionamento, e a primeira no modelo regional, a unidade possui 20 vagas disponíveis para acolher mulheres e seus filhos menores de idade.
O novo serviço foi implantado com cofinanciamento do Governo do Estado e atende as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá. Na última quarta-feira (24) as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) se reuniram para alinhar o fluxo de acolhimento.
O presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis, destacou que a instalação da unidade fortalece a rede de Assistência Social regional e é resultado de um importante trabalho realizado nos últimos anos. “O consórcio já mantém ações de acolhimento temporário para as mulheres vítimas de violência e agora, com a Casa Abrigo, ampliamos nossa atuação. Essas iniciativas consorciadas colaboram para expandir os serviços, ajudam a reduzir os custos e oferecem atendimento de excelência para os moradores da região”, avaliou.
O Serviço de Acolhimento para Mulheres em situação de violência está em atividade desde o final do último ano e é executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Recomeçar, entidade especializada no atendimento de mulheres vítimas de violência há mais de 15 anos no Alto Tietê.
O novo equipamento se soma aos esforços do consórcio na área de políticas para mulheres, que desde junho de 2022 mantém o programa Acolhe, em parceria com o Instituto Avon e o Grupo Accor, o qual disponibiliza abrigo temporário em hotéis para mulheres em situação de violência doméstica, caso necessitem deixar suas casas, além de um leque de ações assistenciais.

Compartilhar

Mais notícias

4ª Edição da Feira Sustentável acontece neste domingo na Praça do Coreto

A Secretaria de Meio Ambiente de Arujá realizará amanhã (11) a 4ª Feira Sustentável, destinada a oferecer produtos ambientalmente sustentáveis […]

Carreta da mamografia oferece exame gratuito em Arujá até o dia 8

A cidade de Arujá recebe até o próximo dia 8 de junho a carreta da mamografia do programa Mulheres de […]

Casamento comunitário já tem data: 6 de novembro

Pode anotar na agenda: o Casamento Comunitário de Arujá será realizado no dia 6 de novembro. A data foi definida […]

Arujá terá Hospital Geral, anuncia prefeito Camargo

Na manhã da última segunda-feira (30), foi assinada pelo prefeito Luís Camargo, o Dr. Camargo, a Ordem de Serviço que […]